Uma das tecnologias que tem marcado os últimos anos da computação é a virtualização. Esta tecnologia permite-nos, de uma forma simples, ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina, sem qualquer tipo de alterações. Desta forma podemos ter um único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos.
Em finais de 2018 a Oracle lançou o VirtualBox 6.0 que trouxe uma interface totalmente renovada. Recentemente foi lançada a versão 6.0.6. Conheçam as novidades.
O VirtualBox é uma das plataformas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual não permanente.
É possível virtualizar sistemas como o Windows, Linux e até mesmo MacOS. Em termos de funcionalidades, destaque para a possibilidade de realizar snapshots, partilhar pastas entre o sistema virtual e o nativo, suporte para drag and drop e a possibilidade de clonar facilmente máquinas virtuais.
Novidades do VirtualBox 6.0.6
A versão 6.0 chegou com alguns bugs. A Oracle tem lançado algumas atualizações que garantem a estabilidade desta plataforma de segurança. Relativamente ao VirtualBox 6.0.6 destaque para as seguintes novidades:
- Suporte para o Kernel Linux 5.0 e 5.1;
- Suporte para QCOW2, versão 3
- Melhorias na emulação IDE PCI
- Melhor suporte ao nível de placas gráficas
- Melhor suporte em máquinas com CPUs AMD
- Algumas melhorias em termos de interface
- Saber todas as novidades aqui
Se é fã desta ferramenta experimente esta nova versão, pois, as novidades que apresenta valem bem a pena. Esta é uma ferramenta gratuita para virtualização de sistemas e muito completa. Esta nova versão está já disponível para Windows, Linux e macOS.