Uma das tecnologias que marca esta nova onda de tendências tecnológicas é a virtualização. Esta tecnologia permite-nos, de uma forma simples, ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina, sem qualquer tipo de alterações. Desta forma podemos ter um único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos.
Um dos melhores softwares para virtualização é o VirtualBox. Hoje vamos conhecer as novidades do novíssimo VirtualBox 5.0.
Depois de várias versões beta, a Oracle disponibilizou finalmente o VirtualBox 5.0. O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.
Esta última versão do VirtualBox traz suporte para os sistemas operativos mais recentes incluindo o Mac OS X Yosemite, Windows 10, Oracle Linux, Oracle Solaris e várias distribuições Linux.
Das muitas novidades, o VirtualBox 5.0 destaca-se:
- Suporte à paravirtualização no Windows e Linux
- Melhorias na utilização do CPU
- Suporte para USB 3.
- Bi-Direcional Drag and Drop com suporte agora no Windows
- Possibilidade de cifrar os discos rígidos virtuais
- Suporte para captura de tráfego USB
- Suporte para a framework de rede NDIS6 no Windows
Galeria de Imagens
A nova versão inclui também melhorias ao nível da interface gráfica, suporte para hotplugging de discos com interface SATA e muito mais. Ver aqui