Após 6 anos do lançamento do GIMP 2.8, chegou agora o novo GIMP 2.10. Para quem não conhece, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source, sendo considerado por muitos como uma alternativa credível às populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).
Vamos conhecer quais as novidades do novo GIMP 2.10.
O GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no âmbito de um projeto para a Universidade, como sendo uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Atualmente o GIMP é mantido por um grupo de voluntários por todo mundo, sendo disponibilizado sob a licença GPL.
Principais novidades do GIMP 2.10
De acordo com a informação disponibilizada no site do projeto, o GIMP 2.10 traz um conjunto vasto de novidades.
Atualização da interface e suporte inicial para HiDPI
Uma das novidades, imediatamente perceptível, no GIMP 2.10 é o novo tema escuro e os ícones simbólicos que estão ativados por padrão. O GIMP 2.10 tem agora também suporte para HiDPI (Retina Displays).
Atualmente são disponibilizados 4 temas: Dark (padrão), Gray, Light e System. Os ícones estão agora separados dos temas.
“Novo” sistema de processamento de imagem, GEGL
Com o lançamento do GIMP 2.10, dá-se por concluída a portabilidade para o “novo” sistema de processamento de imagem, GEGL. Esta alteração começou a ser feita a partir do GIMP 2.6. O GEGL permite processamento de alta profundidade, processamento de pixels acelerado por hardware e multithread.
Além das novidades referidas, destaque ainda para:
- Exibição e edição de metadados para Exif, XMP, IPTC e DICOM
- Suporte para novos formatos de imagem (ex.OpenEXR, RGBE, WebP, HGT)
- Ferramenta de pintura digital melhorada
- Novas ferramentas (ex.Unified Transform, Warp Transform, Handle Transform, etc.)
- Conheçam aqui em detalhe todas as novidades desta versão
O Gimp é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para quem necessita de editar imagem. Atualmente esta nova versão ainda só está disponível para Linux mas, em breve, deverá chegar ao Windows e MacOS.