O mundo da programação de aplicações está em constante mudança. Se há uns anos uma aplicação nativa era o ideal para correr numa máquina, hoje em dia a vertente Web e os dispositivos móveis mudaram por completo todo o paradigma associado ao desenvolvimento de aplicações.
Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans é sem dúvida uma das mais robustas, completas e populares, pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias. Vamos conhecer as novidades do recente Netbeans 10.
O Netbeans é hoje um dos IDEs mais populares oferecendo as melhores ferramentas para escrita de código PHP, Java, JavaScript e também para HTML5 e CSS3.
Recentemente a Apache disponibilizou o NetBeans 10 que se destaca por incluir suporte para o JDK 11 e também para o PHP 7 (PHP 7.3/7.2/7.1).
Com o suporte para JDK 11, passou também a existir integração com o projeto nb-javac,; os módulos COBRA foram eliminados; e suporte foi adicionado para as constantes dinâmicas de classes de ficheiros, sintaxe de variável local para parâmetros lambda, suporte para LVTI para parâmetros lambda e…
…”auto-complete” de código para parâmetros lambda.
O JUnit 5.3.1 foi adicionado ao NetBeans como uma nova biblioteca, sendo assim muito fácil adicionar a projetos Java. Podem ver todas as novidades aqui.
O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível.