A nova versão do browser mais popular do mundo, o Google Chrome 68, chegou a semana passada. A Google integrou várias novidades nesta compilação que melhoram a experiência de navegação dos utilizadores e que melhoram também a segurança. Uma das novidades mais interessantes é o facto desta nova versão incluir uma funcionalidade que visa reduzir o significativamente o uso da memória RAM.
O Google Chrome 68 já está disponível para Windows, Linux, e macOS. Atualize o seu e experimente.
A Google lançou recentemente o seu novo Google Chrome 68. Além das várias melhorias ao nível da segurança, a Google integrou uma funcionalidade à qual deu o nome de Page Lifecycle API mas para a qual ainda não existe muita informação.
De acordo com o que pesquisamos, esta API permite que haja uma melhor gestão de memória RAM quando existem vários separadores abertos. Na prática, e tal como acontece nos sistemas dos smartphones, esta API consegue suspender páginas Web quando estas não estão a ser acedidas, libertando assim memória RAM e CPU.
Esta API foi desenhada para dispositivos de baixa potência, onde se notará mais esta nova funcionalidade que visa a optimização.
Como referido, o Google Chrome 68 introduz também várias novidades ao nível do protocolo HTTP. Caso a página web apenas esteja disponível em HTTP, o browser “marca-a” como não sendo segura.