O Kodi continua a ser um dos projetos mais populares dentro do segmento dos Media Centers. De acordo com a própria Check Point, o Kodi (XBMC) tem mais de 10 milhões de utilizadores diários. Recentemente a equipa responsável por este projeto disponibilizou o Kodi 18 Alpha 1, que traz muitas correções e também algumas novidades.
Depois da versão 17, os responsáveis pelo Kodi anunciaram recentemente a disponibilização da versão 18. Apesar de ser uma versão Alpha, que começou a ser desenvolvida em 2016, foram muitas as correções e alterações aplicadas.
O Kodi 18 tem como principal foco a estabilidade e usabilidade, daí o código ter sido rescrito em alguns módulos. Esta nova versão está já disponível para Windows, macOS, iOS, Android, Linux e outros sistemas.
Com o Kodi 18 Alpha 1 passa a existir suporte, pela primeira vez, para DRM (Digital Rights Management). Nathan Betzen, presidente da XBMC Foundation acredita que o suporte para “low-level DRM”, levará a que as empresas que produzem conteúdos legítimos passem a oferecer os seus vídeos “num ambiente protegido”.
É importante salientar que o suporte para DRM não remove qualquer funcionalidade existente de reprodução de conteúdo, mas sim é uma característica adicional. Mas há outras novidades:
- Video Player
- Várias melhorias em termos de estabilidade e também melhor suporte na reprodução de resoluções mais elevadas, como 4K e 8K. O vídeo tem agora também maior prioridade ao nível do CPU/GPU, em relação a qualquer coisa que aconteça na plataforma
- DRM (Digital Rights Management)
- Music library
- A secção da música ganhou várias melhorias, incluindo uma interface mais limpa. Agora podemos usar as tags incorporadas e preencher a biblioteca com base nessa informação, em vez de usar nomes de ficheiros. Esta funcionalidade vem inativa por padrão.
- Live TV
- Neste caso é necessário hardware adicional como um sintonizador com ligação por USB ou um sintonizador de rede como o HDHomerun para obter o sinal de cabo. Isto, em combinação com uma das opções de software do servidor PVR como VNSI ou TVHeadend (mais opções estão disponíveis).
Apesar de ser bastante conhecido, a verdade é que existem muitos utilizadores que nunca experimentaram este fabuloso media center e nem imaginam como funciona. Aqui fica uma boa oportunidade… e não precisam de nenhum equipamento especial, uma vez que o Kodi funciona em quase todos os sistemas.