O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da atualidade. Apesar de não ser o mais usado à escala mundial, este browser tem evoluído significativamente tanto ao nível de performance como ao nível de funcionalidades.
Recentemente, a Mozilla lançou o novo Firefox 52 que está ainda mais rápido, poderoso e seguro.
A última versão do Firefox inclui várias novidades interessantes das quais se destacam o suporte para o novo standard WebAssembly, que permite executar web apps com um desempenho muito próximo de apps nativas, assim como passa a alertar os utilizadores quando uma página com formulário não tem HTTPs.
Esta versão traz também suporte para a arquiteturas multiprocesso em PCs com ecrãs touchscreen.
Mas o que é o WebAssembly?
De acordo com a própria Mozilla, este novo standard garante um fantástico desempenho no browser de aplicações 3D, jogos, aplicações complexas e pesadas de audio e vídeo. Desta forma, a Mozilla diz estar muito perto de conseguir a mesma performance aquando da utilização de apps nativas (que necessitam de ser instaladas no sistema).
Veja uma pequena DEMO do WebAssembly
O Firefox 52 para Windows, Mac, Linux e Android têm já suporte para WebAssembly. Se o WebAssembly cumprir o que a Mozilla refere, talvez agora as Web apps ofereçam finalmente uma concorrência real às apps desenvolvidas para dispositivos móveis disponíveis. Depois de instalar o Firefox 52 carregue aqui para testar o WebAssembly.