A nossa máquina, no seu processo normal de funcionamento, produz “lixo” resultante das muitas funções que serve. Ao longo do tempo esse lixo pode provocar alguns conflitos no sistema, levando a uma diminuição da produtividade, erros e até perda de informação.
É imprescindível que se faça periodicamente uma manutenção aonosso sistema. A questão está na ferramenta a utilizar. Há tantas… mas há algumas mais “dedicadas e seguras” que outras.
Na minha opinião, usar o CCleaner, para a grande maioria dos utilizadores, é o suficiente.
Desde o arranque do Windows, até às pastas mais escondidas no seu sistema, todas são verificadas por esta ferramenta que procederá a uma limpeza e a uma optimização de forma segura.
O CCleaner é uma ferramenta que remove os rastos da utilização dos browsers, limpa eficientemente ficheiros temporários, histórico, cookies, formulários de preenchimento automático, index.dat, histórico de downloads do Firefox, a reciclagem do Windows, Documentos recentes, ficheiros log, etc…
Já agora fica uma sugestão para todos que adquiriram máquinas novas e ainda não deram conta do que vem instalado. Muitos programas que encontrarão na máquina são “crapware”, aplicações muitas delas inúteis e com um tempo de vida de 30 dias. São puro lixo publicitário, marketing que os OEM’s fazem questão de “vender”.
Com esta ferramenta, verifique o arranque do Windows e desligue tudo, deixe apenas os serviços e programas de segurança. Verá melhorias incríveis no arranque da sua máquina.
Alterações na versão:
- Adicionado suporte para Microsoft Office 2010.
- Adicionada limpeza do campo de pesquisa de histórico no Opera.
- Adicionada limpeza do Real Player SP.
- Adicionada ao menu de contexto as opções “Analyze” e “Clean”.
- Adicionado o botão “Restore default settings” nas Definições Avançadas.
- Melhorada a limpeza de favicons no Opera.
- Melhorado o suporte para o Media Player Classic.
- Melhorada a limpeza de atalhos em máquinas de 64-bit.
- Resolução de bugs.
Pode ler aqui as restantes alterações desta versão.