Um editor de texto é sempre uma ferramenta essencial em qualquer sistema. Neste segmento as ofertas são muitas e há editores de texto que já fazem parte da história/evolução dos próprios sistema operativos.
A Adobe quis também entrar neste segmento e lançou em 2013 o Brackets – um editor Open Source que também serve para web design. Hoje vamos conhecer as novidades do novo Brackets 1.9.
Editores de texto/código Open Source , são ferramentas que existem com alguma abundância no mundo open source. Os populares vi, vim, nano, joe, gedit continuam a ser os mais utilizados por quem usa Linux.
Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis.
O Brackets oferece um conjunto de funcionalidades interessantes, das quais se destacam o resultado, em tempo real, do código desenvolvido (Live Preview via browser) a opção quick edit que permite editar rapidamente classes CSS e funções Javascript.
A nova versão do Brackets inclui um conjunto de novidades das quais se destacam:
- Inspeção reversa de código via Live Preview
- Possibilidade de organizar as extensões com base na data da download ou publicação
- Github organization com suporte para desenvolvimento de extensões para o Brackets
- Todas as novidades aqui
Se nunca experimentaram este editor aqui têm uma oportunidade pois é simplesmente fantástico.