Pplware

Boonzi: uma aplicação para controlar o seu orçamento mensal

A crise veio para ficar. E com ela aprendemos e enraizamos uma nova panóplia de procedimentos de optimização do nosso dinheiro. Hoje em dia todos olhamos com mais atenção e cuidado aos gastos, preços e afins de forma a conseguir gerir quer o orçamento familiar, quer os ganhos mensais, da melhor maneira e com o maior proveito possível.

Existem muitas ferramentas no mercado que podem ir de encontro à necessidade de gestão mas o Boonzi chamou a atenção: não só por se tratar de um projecto português como também apresentar uma elevada facilidade de compreensão e uso, ao alcance de qualquer tipo de utilizador.

Aqui não se trata somente da questão do orçamento familiar: estamos perante um gestor de excelência do nosso dinheiro através das mais variadas gestões e controlos que nos permitem visualizar em tempo real o estado da nossa economia caseira e o respectivo estado da mesma.

Antes de tudo, aos leitores do PPLWARE peço compreensão pois concentrei-me sobre este programa em específico por ter ficado bastante impressionado com as suas capacidades, tendo em conta a imensidão de alternativas do género no mercado, mas também pelo facto que cada vez mais acredito que o que é nacional é bom. Mas vamos ao que interessa e justificar o meu ponto de vista.

O Boonzi tem todo o potencial a começar pelo inovador sistema de orçamentação que oferece aos utilizadores a possibilidade de quantificar quanto tencionamos gastar e receber em cada categoria de gastos criada, para cada um dos próximos meses – um forecast, portanto. Esta é uma das principais vantagens: o Boonzi não olha só para o presente e para o passado mas vai ajudar-nos a construir orçamentos de futuro, sejam mensais, sejam anuais, para uma melhor percepção de gastos, ganhos e poupanças. Chegar ao fim do mês pode vir a deixar de ser um problema de “fazer esticar” o dinheiro, tal como acontece actualmente com grande parte das famílias.

O facto de podermos criar um orçamento para um mês futuro temos imediata ideia sobre se o nosso dinheiro disponível será insuficiente para fazer face às despesas desse mês, ou, pelo contrário, se cumprimos uma determinada meta de poupança – como aquelas férias merecidas.

Importar extractos bancários com um copy & paste

Uma vez definidos os limites para as despesas e/ou receitas futuras, não é preciso fazer o registo das despesas manualmente pois o Boonzi permite importar os extractos bancários. Esta possibilidade não só é muito útil, como surpreendentemente simples pois basta um simples “copy & paste” do extracto no e-banking para o Boonzi para ficar com todos os movimentos do mês registados.

Vejam no vídeo abaixo como funciona a importação do Boonzi:

No caso de gastos imprevistos ou desvios ao orçamento original não programados podemos dizer que é muito fácil retocar os orçamentos de forma a tentar cumprir os objectivos – grande parte destas acções é automática, rápida e inteligente.

Como aplicação de gestão financeira doméstica, o Boonzi pode ajudar-nos a melhor gerir a incerteza do dia de amanhã ajudando a eliminar sermos apanhados desprevenidos sem dinheiro na conta para pagar despesas pontuais (IMI, seguro do carro, revisão, Natal, aniversários, etc).

Se a poupança também é um objectivo então podemos definir objectivos reais e seguir a sua evolução ao longo dos meses ou do próprio ano.

Poderão ver o vídeo de demonstração que está fiel à realidade daquilo que poderemos obter do programa em si:

Registo no telemóvel das despesas em dinheiro

Um dos serviços do Boonzi, que está a ser oferecido por 6 meses, permite sincronizar os dados entre vários computadores, inclusivé com o telemóvel. O Boonzi disponibiliza uma app para Android e iOS que permite com, muito facilidade, fazer o registo dos pequenos gastos em dinheiro, e sincronizá-los com o PC. Assim nenhuma despesa escapa ao orçamento.

Mas desenganem-se os utilizadores que vivem fora de Portugal e até agora ficaram a pensar que este programa apenas funciona por aqui. Não! O programa aceita várias divisas de transacção desde o Real do Brasil ao Dólar Americano, deixando as portas abertas para qualquer tipo de utilizador nacional, imigrado ou internacional.

Para quem quiser testar o programa, terá direito a 30 dias totalmente gratuitos e totalmente funcionais (trial). O mais interessante é que, após o período gratuito de 30 dias, os utilizadores que não queiram adquirir uma licença podem continuar a usar o Boonzi, em modo Light, embora com algumas funcionalidades limitadas.

Uma das vantagens da licença Boonzi Desktop está no facto de permitir 3 instalações em computadores diferentes. Já o serviço Boonzi Premium, foi desenhado para a gestão do orçamento em família, permitindo sincronizar os dados do Boonzi até entre 10 dispositivos – computadores Windows e MacOS e smartphones Android e iOS onde esteja instalada a mobile app do Boonzi – e receber todas as actualizações. De momento, este serviço está em beta e é gratuito para todos os utilizadores.

Uma das grandes vantagens desta aplicação, sendo de origem portuguesa, reside no facto de podermos encontrar no blog da startup um extenso e detalhado guia de funcionamento do programa que explica passo por passo as operações para o caso de surgir alguma dúvida.

Para experimentar o Boonzi, basta simplesmente descarregar aqui (Windows) ou aqui (MacOS), e aproveitar os 30 dias para organizar todo o orçamento e preparar já os próximos meses. Não se vão arrepender.

E os nossos leitores usam de forma habitual um programa deste género para controlo e gestão das despesas domésticas? Se sim, qual a aplicação?


Licença: Freeware/Gratuito para testar durante 30 dias
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / Server / 8 / 8.1 e MacOS X v10.6, v10.7 e v10.8
Download: Boonzi 40 Windows/Mac
Homepage: Boonzi

Exit mobile version