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Não se deixe enganar! Ataques de spam e phishing via sites de empresas aumentam

Formulários de registo, subscrições ou comentários em sites de empresas legítimas e de confiança são cada vez mais usados pelos hackers para ataques de spam e phishing.

Neste caso, não só a segurança dos utilizadores como a reputação das empresas podem ser colocadas em causa.


Os hackers exploram cada vez mais os formulários de registo, subscrição ou comentários em websites. O objetivo passa por conseguirem introduzir conteúdos de spam ou hiperligações de phishing nos emails de confirmação enviados através de empresas conhecidas e de confiança.

A segurança dos utilizadores e a reputação das empresas

Para não serem apanhados pelos filtros de conteúdos que já existem, tentam que os emails que enviam venham de uma fonte legítima. Além disso, de fontes com boa reputação para evitar que os utilizadores os ignorem.

Isto também acaba por significar um desafio para as empresas. Este spam ou conteúdo malicioso, aparentemente enviado no seu nome, poderá comprometer a confiança dos clientes. Além disso, pode conduzir a falhas de segurança no que diz respeito a dados pessoais.

Como atuam: Spam & Phishing

Trata-se de um método bastante simples e eficaz. Hoje em dia, quase todas as empresas querem receber comentários por parte dos seus clientes. Melhorar a qualidade do serviço que lhes prestam, os níveis de fidelização, bem como a sua reputação, são alguns dos mais válidos argumentos.

Assim, pedem aos clientes que criem uma conta pessoal. Que subscrevam a newsletter. Ou que comuniquem através de formulários realizados através do website da empresa. Por exemplo, para enviar perguntas ou deixar sugestões. Estes são precisamente os mesmos mecanismos dos quais os hackers se aproveitam.

Estes mecanismos requerem que os clientes insiram o seu nome e email para poderem receber uma mensagem de confirmação ou uma resposta às suas perguntas.

No entanto, segundo alguns investigadores da Kaspersky, os hackers incorporam conteúdos de spam e hiperligações de phishing a estes emails. Adicionam simplesmente o email da vítima no formulário de registo ou de subscrição e escrevem a mensagem no lugar do nome. Assim, o próprio website envia uma mensagem modificada de confirmação para o email que foi dado, que vai ter um anúncio ou hiperligação de phishing no início do texto, em vez do nome do destinatário.

Há que ter consciência que a maioria destas mensagens estão ligadas a questionários online, criados para obter dados pessoais. Logo, as notificações de uma fonte de confiança iludem, normalmente, com facilidade os filtros dos conteúdos já existentes. Isto acontece porque as mensagens são enviadas por uma empresa de confiança.

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