Como não podia deixar de ser a Ashampoo que já nos habituou a excelentes aplicações desta vez presentea-nos com a versão 4 do seu Ashampoo Music Studio, uma verdadeira arma de arremesso para os amantes da música. Em resumidas contas, esta poderosa ferramenta oferece uma grande variedade de recursos que cobrem desde a criação até à produção de música, mantendo como base a simplicidade em toda a sua interface como porta estandarte. Extrair, gravar, editar, organizar, criar capas e converter são as palavras-chave que podem muito bem definir o aplicativo…mas o ideal é conhecer um pouco melhor.
Para começar, estamos verdadeiramente perante um centro multimédia e gravação que permite desde ripar CDs de aúdio e fazer as respectivas conversões para e entre formatos de MP3, WMA, OGG, FLA e WAV, até à criação de CDs e Blu-Rays de aúdio.
Poderão também aplicar efeitos às músicas como é o caso de poder normalizar uma colectânea ao mesmo nível de som para todas as músicas, editar uma música, alterar tags, etc.
E como também nos dá jeito ter as canções e músicas num formato físico, a suite caracterizada pela sua simplicidade vem acompanhada de um excelente gravador de CD, DVD e Blu-Ray, que permitem a criação de discos de audio, wma ou cópia não standart de ficheiros.
Num relance, temos a possibilade de assumir o controlo de nossa colecção de música e tornar-nos criador, editor, designer e produtor ao mesmo tempo e numa só ferramenta, ajudados especialmente pela interface cuja qual se guia por uma barra de navegação de tarefas fácil. Esta versão 4 apresenta como mais-valia o facto de suportar o processamento multi-core o que acaba por fornecer um aumento de velocidade significativo para todas as tarefas de conversão de áudio.
Principais destaques:
– Interface altamente intuitiva e orientada para funções directas;
– Conversão de áudio em multi-formato: MP3, WMA, OGG, WAV, FLAC;
– Suporte para formatos comuns das listas de reprodução: M3U, PLS, ASX, P4U, WPL;
– Suporte de gravação integrado: CDs de áudio, WMA/MP3, formato misto de discos;
– Design de capas integrado;
– Vídeo-2-Music – possibilidade de edição de vídeos para edição da música;
– Track Mixer.
Todos os recursos da Ferramenta:
Criação
– Ripa CDs de áudio;
– Registo a partir de fontes de áudio: microfone, linha de entrada e qualquer outro dispositivo de gravação do Windows;
– Vídeo-2-Music: Extrai áudio de arquivos de vídeo, por exemplo, para criar ringtones.
Editar
– Editar tags de arquivos;
– Renomear e mover ficheiros com base em ID-Tag;
– Converter entre vários formatos: MP3, WMA, OGG, WAV, FLAC;
– Cortar, misturar e modificar dados de áudio em ficheiros de áudio;
– Normalizar volumes de arquivos, especialmente em compilações de músicas.
Design
– Capas, rótulos e folhetos
Produção
– Track Mixer: Criar novas músicas a partir de ficheiros de áudio existentes;
– Gravar CDs de áudio, com os formatos de entrada: MP3, WMA, OGG, WAV, FLAC;
– Grava MP3, WMA e discos mistos de dados de áudio;
– Design para impressão.
NOTA: aquando da instalação desta ferramenta serão indagados para adicionar algum software que em nada é necessário para a ferramenta principal funiconar, pelo que deverão escolher ou não se querem acrescentar essas ferramentas.