Pplware

Aprenda a recuperar o seu Windows com o BootMed

O meu Windows deixou de funcionar e não sei o que fazer, alguém me pode ajudar? Trata-se de uma questão muito comum entre os utilizadores com conhecimentos menos técnicos sobre o sistema operativo da Microsoft e que agora pode ver uma resposta positiva ainda mais simples. O nome da ferramenta é BootMed e consiste num disco de recuperação baseado no Ubuntu que coloca à nossa disposição um vasto e completo conjunto de ferramentas para: recuperar computadores com o Windows que deixaram de arrancar, remover vírus, copiar ficheiros para uma pendrive, etc. Vamos conhecer um pouco melhor.

O BootMed é um sistema desenvolvido para ajudar utilizadores comuns que não estão familiarizados com o ambiente do Linux a corrigir o Windows e recuperar ficheiros importantes do computador. Basicamente estamos perante um disco de arranque que carrega o Ubuntu, de forma independente do disco rígido, e que nos permite obter acesso a todos os ficheiros do computador mesmo que o Windows não esteja activo.

A grande vantagem do BootMed é que assim que ele for inicializado disponibiliza uma página com vários guias e tutoriais (que também podem ser vistos aquiaqui e aqui) que nos podem ajudam a remover vírus, copiar ficheiros do um computador que não arranca para uma pendrive, criar imagens de discos rígidos danificados, etc, etc.

Como o BootMed traz consigo vários extras, um deles, na minha opinião um dos mais importantes, reside no facto de termos acesso a uma aplicação que nos permite recuperar ficheiros e partições eliminadas, ou até mesmo a possibilidade de criar uma máquina virtual a partir do computador físico e limpar com segurança os dados que melhor entendermos do disco rígido.

Dentro das ferramentas que se fazem acompanhar, tal como mencionado no parágrafo anterior, podemos encontrar verdadeiros êxitos de ajuda geral como é o caso do gestor de partições GParted, o Wine – que permite executar programas Windows a partir do BootMed, e até mesmo um programa para gravação de CD/DVD ainda que algo básico ou ainda ferramentas anti-virus como o Stinger ou o Clamwin.

O BootMed é disponibilizado em duas versões de 32 e 64 bits em forma de ficheiro ISO. Para gravarmos a imagem ISO podemos utilizar, entre outros, o Ashampoo Burning Studio ou o CDBurnerXP. Para os mais perfeccionistas e adoradores de pendrives poderão sempre recorrer ao UNetBootin para criar uma pendrive de arranque.


Licença: Freeware
Download: BootMed – 32 & 64 – Bits
Homepage: Bootmed

Exit mobile version