Pplware

Amazon Lumberyard: Um motor de jogos gratuito

Durante o ano passado foi estabelecido um acordo licenciamento entre a Amazon e a empresa de videojogos Crytek (criadores da popular série Crysis), uma vez que esta última se encontrava em sérias dificuldades financeiras.

Recentemente foi dado a conhecer o fruto desse mesmo acordo: um motor de jogos gratuito.

O Amazon Lumberyard é um motor de jogos gratuito baseado no motor CryEngine da Crytek, que irá permitir a qualquer um ter acesso ás ferramentas necessárias para criação de jogos AAA (jogos “topo de gama”), mas sem os elevados custos tipicamente associados a esta indústria.

Esta plataforma vem já bastante integrada com o serviço de transmissão em directo Twitch, adquirido pela Amazon em 2014.

De acordo com a própria Amazon, este software é completamente gratuito, incluindo o acesso ao seu código fonte, ao contrário dos mais populares motores de jogos como Unreal Engine, o Unity , ou mesmo o seu “irmão mais velho”, o CryEngine.

Mas se o motor é gratuito, onde irá a Amazon recuperar o seu investimento?

Segundo a mesma, as receitas virão dos serviços online extra como o Amazon GameLift, componente que gere o multiplayer dos jogos, ou o Cloud Canvas, componente que permite a gestão e partilha de projectos usando a Cloud.

É de referir que o utilizador não tem de adquirir nenhum destes serviços para poder usar o Amazon Lumberyard na criação de jogos individualmente, offline, centrados uma história (singleplayer).

Dado ser baseado num motor já estabelecido no mercado o Lumberyard parece ter, para já, bases sólidas para a produção de jogos para a PlayStation 4, Xbox One e PC (Windows), com a promessa de suporte para Linux, MacOS, iOS, Android, e a plataforma de realidade virtual Oculus Rift.

Para mais informações podem visitar o website oficial do Amazon Lumberyard, e para alguns tutoriais de utilização podem visitar o canal oficial no Youtube.

Será esta a melhor maneira de criar e publicar os videojogos? Deixem a vossa opinião e passem no nosso grupo Facebook, Pplware @ Gaming.
Exit mobile version