O processo de reinstalação de um computador pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Para além de termos de reinstalar todas as aplicações que necessitamos de forma recorrente, temos de garantir que temos na nossa posse todas as chaves de registo das diferentes aplicações, Windows incluídas.
Para simplificar este processo um pouco, foi criado o Advanced Tokens Manager, que vos permite recolher as chaves de registo do Windows e do Office.
Ao contrário do que as aplicações de recolha de chaves de programas, o Advanced Tokens Manager permite que recolham as chaves de registo que necessitam para registar o Windows e o Office numa nova instalação.
Estas chaves permitem que após uma instalação do vosso Windows, sem que indiquem qual a chave de registo, possam ter o vosso Windows perfeitamente funcional e correctamente registado.
Com o Advanced Tokens Manager este processo é automatizado e a recolha e reinstalação das chaves de registo funciona com um simples clique.
Tal como indicado de início, o Advanced Tokens Manager permite que tratem desse processo quer para o Windows, quer para o Office.
A interface do Advanced Tokens Manager é composta por duas zonas distintas, estando uma preparada para o Windows, onde vos é mostrada a informação do local de onde os tokens vão ser recolhidos e a chave de produto.
A segunda zona é reservada para o Office e a informação apresentada é similar, mas adaptada a este software.
Devem começar por recolher os tokens do Windows e do Office, para uma posterior utilização, ou imediatamente antes de procederem à reinstalação do Windows. Essas chaves e os respectivos tokens são guardados na mesma pasta de onde o Advanced Tokens Manager foi chamado. Para cada um é criado uma pasta diferente.
Os dados recolhidos devem ser guardados junto do Advanced Tokens Manager para que possam em qualquer altura ser usados. O próprio Advanced Tokens Manager é uma aplicação portátil e por isso pode ela também ser guardada numa pen ou disco externo para posterior utilização.
De notar que apenas devem usar estes tokens em hardware similar ou o Windows pedirá uma chave diferente e o processo de restauro que do Advanced Tokens Manager não funciona.
Importa ainda referir que o Advanced Tokens Manager apenas funciona no Windows Vista e 7 e com o Office 2010.
Usem então o Advanced Tokens Manager para conseguirem ter o vosso Windows e o Office instalado e registado de forma mais rápida. Com 2 cliques conseguem restaurar as chaves de produto sem que tenham de as ter guardadas ou registadas em qualquer lado.