Pplware

Adobe Project Rome – O Fabuloso Mundo Adobe Air

A Adobe é actualmente um universo de soluções para qualquer segmento. A sua vasta experiência e os seus detalhados produtos de edição gráfica, de edição multimédia e de interacção corporativa, fazem desta empresa uma das mais bem preparadas para o segmento Cloud Computing. A tecnologia está amplamente disseminada e a Adobe tem alargado consideravelmente o seu leque de ofertas.

Recentemente foi apresentada uma nova versão do Adobe Air, tecnologia que lança  a Adobe numa plataforma transversal suportada pelos mais utilizados sistemas operativos hoje existentes. O Projecto Roma é um exemplo da qualidade que hoje a Adobe imprime no mundo do desenvolvimento gráfico e multimédia.


A aplicação

Esta é uma ferramenta poderosa e poderá ser utilizada como uma aplicação, instalada no nosso computador e pode ser utilizada como um serviço Web.

Online a aplicação requer suporte flash, sobre o browser, no desktop tem como requisito o Adobe Air para funcionar. Ambas as ferramentas utilizam o método SaaS (Software as a service), onde tudo é servido por um servidor da Adobe, com necessidade de uma assinatura (com custos normalmente). Neste caso particular ainda é gratuito, provavelmente por ainda ser um projecto beta, podendo mais tarde ter um custo. O Adobe Project Rome não tem cliente para Linux, no entanto o serviço web funciona correctamente em Linux com o plugin do Flash instalado.


Neste primeiro apontamento iremos debruçar-nos sobre o cliente e as ofertas ao utilizador.

Este software é francamente muito bom. Como este software foi desenhado para servir o desenvolvimento gráfico e multimédia, a Adobe criou um menus simples e intuitivos, como botões ágeis e dinâmicos. Recheou as categorias com excelentes exemplos do que se pode fazer nesta aplicação.

Pessoalmente encantou-me as funcionalidade disponibilizadas. Além de ter um alargado leque de ferramentas, por norma vistas em software de edição gráfica pago, tem um agilidade fenomenal, permitindo em tempo real visualizar todas as criação e alterações ao nosso trabalho.


Web Service

Tudo foi portado para a cloud e nem sentimos a diferença de um serviço local para o serviço Web.

Dentro do serviço, tal como dentro da aplicação, podemos criar fantásticos gráficos, podemos editar e transformar fotografias recorrendo a um excelente leque de filtros e efeitos, criar textos com variados estilos, variados tipos de letra, tamanho, cor e animação, podemos incluir vídeo directamente da nossa webcam, ou simplesmente incluir um vídeo do desktop para a aplicação ou para o web service, inserir e trabalhar áudio, misturar tudo num projecto animado, divertido e ainda exportar todo o nosso trabalho para Flash… ou simplesmente para um PDF. Com imaginação ninguém dirá que o aspecto não é equivalente aos trabalhos produzidos por ferramentas ditas “profissionais”.


Crie apresentações profissionais, trabalhos ou projectos escolares com mestria e crie mesmo as capas para os seus CD’s e DVD’s, faça publicidade em flyers criados por si, certificados, cartas, websites e templates com temas desenhados para a área educacional.


Para usufruir da cloud, em termos de espaço, a Adobe convida-o a registar-se gratuitamente, permitindo algumas outras funcionalidades, como por exemplo recorrer a “Template Exchange” para criar catálogos online, utilizando templates existentes e submetendo mesmo criações próprias.

O Rome traz menus de altíssima qualidade funcional: File, Edit e View são os grupos tradicionais de funções usuais, Setup é o menu de apoio logístico, onde poderá personalizar o fundo da folhas com a cor que entender, colocar o tamanho do trabalho à sua medida e escolher se o que vai fazer é um trabalho estático, animado ou uma apresentação multimédia.

Conteúdos Multimédia

O Insert é uma manjar para qualquer designer. Podemos inserir folhas novas, objectos das mais variadas forma, objectos multimédia (uma imagem, um mapa, uma fotografia, vídeo ou uma frame destacada, para criar dimensões no nosso trabalho.

Depois há uma série de outras ferramentas que colocam no nosso trabalho vídeos do YouTube, por exemplo, colocam funções de hiperligação… e muitos outros elementos.

O Output é onde o nosso trabalho sai da paleta e passa a ter vida própria: poderá ser impresso, exportado para PDF e em caso de um trabalho de web design, pode ser colocado online.

Se pretender exportar como imagem, saiba que tem ao dispor os principais formatos (JPG, PNG, SVG) e pode mesmo exportar em Flash com muitas opções de embed, etc, etc, etc.

Web Design

Destaquei esta ferramenta para falar no que entendo ser de topo! Querem criar uma página web com todos os pergaminhos? Têm ferramentas, têm uma timeline fabulosa, animações e objectos animados do melhor que se pode encontrar e com uma qualidade fenomenal.


Insiram objectos, dêem-lhes animação, movimento. Crie slices com acções entre as frames, crie hiperligações e recorra aos muitos filtros para dar o seu toque pessoal ao trabalho.

Inserir transparências? É em segundos, mexer nas posições dos objectos ou alterar a forma usando a Warp Tool é delicioso… por ser tão simples e intuitivo. Caso tenha dúvidas, a Adobe ainda inclui textos de ajuda e de exemplicação… que mais se pode pedir? Que seja sempre gratuito!


Porque não o será, a Adobe está a talhar esta estrutura para dois sectores alvo: o consumidor caseiro e a área educacional. Esta última deverá ter um valor de assinatura, já que os conteúdos disponibilizados são mais e com mais qualidade.

Project Rome para a Educação

Adobe Acrobat X permite criar fantásticos portefólios para estudantes modernos e exigentes. O Roma incorpora muitos recursos existentes nas mais variadas ferrametas profissionais da Adobe, permitindo uma variedade de conteúdo para serem agregados e apresentados. Além disso, a Adobe adicionou tecnologias muito especificas a este nicho de mercado que pretende conquistar, é o caso do Flash Catalyst, tecnologia recente que reúne tecnologia Adobe Photoshop ®, Illustrator ® e Fireworks ® em forma de arte expressiva, onde os seus projectos tornam-se interativos sem escrever uma única linha de código, tudo facilitado pela consistência e usabilidade da plataforma do Adobe Flash.

Podemos então prever que o Roma será uma ferramenta indicada para professores e alunos criarem conteúdos colectivos e dinâmicos sem problemas de compatibilidade entre plataformas.

Experimente enquanto é gratuito e tire as suas conclusões. Este é um sinal claro que o Flash ainda tem muito para mostrar e que pode ser leve, versátil e totalmente compatível com o mundo web, mobile e estudantil sob todas as suas formas.

PS: O requerimento básico para este serviço ou aplicação é a existência do Adobe Air. Instale a última versão a partir do link que disponibilizamos em baixo.



Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download: Adobe Air 2.5 [12.08MB]
Download [win]: Adobe Project Rome 0.9.0 [6.27MB]
Download [mac]: Adobe Project Rome 0.9.0 [6.27MB]
Homepage: Adobe Project Rome

Exit mobile version