Pplware

A PenUSB é a chave do meu computador…

Todos temos nos nossos computadores, dados que são acima de tudo privados, são nossos, mesmo que não seja nada de muito relevante, há pequenos ficheiros que apenas a nós dizem respeito: são fotografias, dados de transferências bancárias, trabalhos relevantes… e um sem número de informação privada. É por isso primordial que esses dados estejam bem afastados dos olhos de terceiros.

Certamente não gostaria que lhe roubassem o computador e que tivessem acesso às suas fotografias da família em férias, em lazer, etc., etc, etc. Ou que tivessem acesso às suas contas bancárias, extractos que descarrega do netbanco ou das facturas electrónicas que recebe dos seus fornecedores de serviços verdade?

Vamos então usar a nossa penUSB para ser a chave de acesso ao nosso Windows.


Há quem coloque uma password no login da sessão do Windows. Sim devem todos ter essa medida de segurança, mas com alguns programas, fáceis de arranjar, são poucos os minutos que gastamos a tirar a pass e a entrar no Windows, um deles é o ERD Commander, que utilizo para me salvar de situações complicadas nos meus computadores. Um dia ensino-vos a usar essa ferramenta.

Mas para hoje quero-vos dar a conhecer o PREDATOR.


Instalem e comecem a utilizar. Recebem logo na primeira utilização uma indicação que devem definir antes de mais a password que será o garante de segurança junto com a penUSB. Insiram a pen e abram a aplicação.


No primeiro quadro devem definir alguns parâmetros importantes: podemos deixar o intervalo de 30 segundos, período o qual a máquina ficará sem a pen introduzida num estado latente. Este estado permite que desligue a aplicação se for usar essa porta, mas também se se ausentar, durante esse tempo a máquina está desprotegida. Findo esse período a máquina entra em estado de bloqueio.

O Screen darkness pode ficar nos 100%, assim o que tem carregado no ecrã fica oculto, este fica totalmente negro. Se tiver múltiplos monitores active a função para esses também estarem sob influência do Predator.

Startup mode permite que esta aplicação de segurança seja carregada com o Windows e entre de imediato no activo. Os parâmetros do alarme ficam a seu gosto, pode introduzir ali um som berrante, sonante de uma buzina antiga, assim fica a saber que a máquina está em segurança.

De seguida terá a password para colocar e em baixo a letra da penUSB.


Interessante é a ferramenta que permite também um acesso ao Twitter, ao seu Twitter e para quê?

Ora quando está ausente, a máquina pode sofrer tentativas de intrusão. A aplicação grava num log tudo o que se passa na máquina, desde que a abre, introduz a pen, quando se retira a pen, as tentativas de acesso… tudo. Com esta funcionalidade de ligação ao Twitter, estes logs podem ser replicados no Twitter. Se tiver uma conta no Twitter privada e eventualmente oculta e desconhecida, poderá no seu dispositivo móvel saber o que se passa na sua máquina em tempo real.


Esta aplicação coloca dentro da penUSB chaves de segurança que são o garante da certificação com a aplicação que está na máquina. Estas chaves são periodicamente alteradas para que não possam ser usadas por “larápios”, se estes tiverem acesso à sua penUSB.

A aplicação fica na taskbar para que possa modificar algo. Se precisar de desligar temporariamente esta medida de segurança, abre este cadeado e clica na opção Pause monitoring.

Divirta-se e acima de tudo esteja despreocupado longe da sua máquina, logo que tira a pen, o teclado, rato e monitor perdem as propriedades e a máquina fica sem acesso por qualquer ponto input e output. Nem mesmo um Ctrl+Alr+Del poderá usar, pois este também fica desligado.

Exemplo: Imagine que apenas quer deixar a máquina com todas as propriedades activas, para o seu filho usar por exemplo, durante 60 minutos, então coloque no tempo de espera 3600 segundos, tire a pen e deixe que a aplicação faça o seguinte trabalho. Findo esse valor temporal a máquina fica sem acessos.

Se tiver vários computadores sobre sua administração, pode usar a mesma penUSB para os controlar.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Predator 1.3.4.1 [893.35KB]
Homepage: Predator

Exit mobile version