Pplware

5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 3)

Ser técnico de informática é um constante desafio até porque às vezes surgem problemas que não lembram a ninguém! Apesar de toda a evolução no “mundo informático”, há pequenas ferramentas, com já vários anos, que continuam a ser fundamentais na resolução de problemas.

Até agora já apresentámos 10 apps (ver aqui e aqui) e hoje vamos conhecer mais cinco! Curiosos? Vamos lá….


#11 – TreeSizeFree

É verdade que ao nível do sistema de ficheiros o Windows já tem boas ferramentas. No entanto há pequenas apps que nos conseguem fornecer em poucos segundos informação extremamente útil.

Uma dessas ferramentas é o TreeSizeFree que nos permite saber, por exemplo, qual o diretório ou sub-diretório que mais espaço ocupa, cria uma mapa 2D e 3D da alocação dos ficheiros, disponibiliza vários filtros entre muitas outras informações.

TreeSizeFree


#12 – Belarc Advisor

Precisa de saber quais os componentes que fazem parte da sua máquina? Este programa faz um inventário de todos os componentes nosso computador, incluindo informações do Sistema Operativo, Processador, Drives, Discos, Antivírus, Rede, Controladores, etc). Além disso, esta pequena ferramenta indica também qual o software instalado na máquina e quais os hotfixes do Windows em falta.

A informação é posteriormente apresentada numa página Web que pode ser visualizada em qualquer browser.

Belarc Advisor


#13 – Process Explorer

Process Explorer é uma ferramenta que lhe mostra a informação referente aos processos activos ( DLLs em utilização) do seu PC em tempo real. A aplicação divide-se em duas, cada subdivisão consiste no seguinte:

A subdivisão do topo mostra sempre a lista de processos activos, incluindo o nome do programa que tutela o processo, na subdivisão inferior encontram-se os processos, dlls e toda a estrutura tentacular que a aplicação iniciada está no momento a requerer.

Process Explorer


#14 – Spacesniffer

Tal como o nome desta app sugere, o objetivo é “localizar” a ocupação de espaço em disco. O SpaceSniffer é uma aplicação que varre o disco de ponta a ponta identificando graficamente espaços ocupados pelos diversos programas, drivers e outro tipo de ficheiros. O Spacesniffer tem funções semelhantes ao TreeSizeFree.

Spacesniffer


#15 – WinDirStat

O WinDirStat verifica todas as unidades de memória do seu PC e mostra o espaço que cada uma tem ocupado, permitindo assim detectar e eliminar facilmente ficheiros que estão a ocupar espaço desnecessário. Toda a informação é apresentada de uma forma bastante intuitiva, o que simplifica a visualização por parte do utilizador.

WindirStat

E foram estas as 5 ferramentas que tínhamos preparado para apresentar hoje. Certamente que nos comentários irão aparecer muitas mais sugestões que iremos depois aproveitar para a elaboração de novos artigos desta rubrica.

Exit mobile version