Pplware

Xiaomi: descubra quando é que o seu smartphone receberá o Android Q

A tecnológica chinesa, Xiaomi, já deu início à fase de testes da versão beta do Android Q. Esta que é a 10.ª versão do sistema operativo da Google, já está a ser utilizada como base da MIUI 10. Futuramente, pode chegar também ao seu smartphone, pouco depois da sua disponibilização global durante o verão.

Entretanto, o número de smartphones com direito à atualização vai aumentando esta lista oficial!


Em primeiro lugar, cumpre salientar que a Google não revelou, até ao momento, a versão final deste sistema operativo. Aliás, nem mesmo o seu nome é conhecido, apenas a versão (décima), bem como a inicial do nome (Q), seguindo a ordem alfabética. No entanto, já temos várias versões (beta) a chegar ao público.

Tem um smartphone Xiaomi? Prepare-se para o Android Q da Google

Além disso, numa segunda adenda, a Xiaomi não atualizará apenas os seus topos de gama. Assim, apesar de os Mi 9 serem dos primeiros a receber as novidades, a atualização chegará vários outros modelos. Entre estes contamos com os lançamentos recentes da linha Redmi, os K20, para além dos elementos da linha Mi Mix.

Atualmente, temos vários dispositivos móveis a usufruir das versões de teste, nomeadamente os Pixel da própria Google. Não obstante, teremos num futuro próximo, mais terminais a usufruir desta oportunidade. Já se preferir esperar pela atualização estável e global, também já temos previsão de chegada a vários Xiaomi.

 

 

Acima temos a tabela com os 11 primeiros dispositivos móveis a receber a MIUI 10 baseada no Android Q da Google. A prioridade é naturalmente atribuída aos equipamentos topo de gama, como, por exemplo, o smartphone Xiaomi Mi 9, ou o Mi 8. Ao propósito, cumpre salientar que estes dados são oficiais.

A MIUI 10 baseada no Android Q chega ainda em 2019

De acordo com a tabela publicada na página oficial da MIUI, temos assim a confirmação necessária. A saber, o Android Q começará a chegar aos utilizadores do Xiaomi Mi 9 durante o 4.º trimestre de 2019. Será uma versão de testes (beta), não destinada ao público geral, mas sim aos utilizadores interessados.

De igual modo, também no 4.º trimestre de 2019 teremos o início da fase de testes para sete outros dispositivos da marca. A saber, o Mi 9 SE, Redmi K20 Pro, Mi 8, Mi 8 Explorer Edition,  Mi 8 UD, Mi MIX 2S, Mi MIX 3, bem como o Redmi K20. Já ao smartphone Redmi K20, Note 7 e Note 7 Pro chegará em 2020.

 

A tecnológica chinesa orgulha-se, e com razão para tal, de não restringir esta fase apenas aos modelos topos de gama. Por conseguinte, também o smartphone Redmi K20 poderá testar a MIUI 10 baseada no Android Q da Google, antes de tantos outros. Um pequeno gesto, que terá um grande impacto junto dos utilizadores.

O mesmo pode, aliás, ser dito sobre os Redmi Note 7 e Redmi Note 7 Pro. Tanto um como o outro são equipamentos mais modestos, mas também não ficam de fora deste programa. Ao propósito, apontamos ainda que a Google deverá disponibilizar a versão final do Android Q durante este verão, provavelmente em agosto.

O seu smartphone não está na lista?

Não se preocupe, isto não significa necessariamente que não receberá o Android Q, aliás, o material aqui publicado e os terminais citados referem-se ao programa de testes desta versão. Portanto, assim que a empresa estiver pronta – em 2020 – fará chegar uma versão estável e global da sua MIUI a vários outros terminais.

Por fim, voltamos a tocar num ponto sensível, que deixou alguns utilizadores naturalmente preocupados. Em causa está o fim da disponibilização geral das versões beta a virtualmente qualquer smartphone recente. As razões para tal são múltiplas e podem ser encontradas no artigo, em seguida:

 

Para os utilizadores dos terminais supracitados, a Xiaomi abrirá atempadamente as inscrições para o programa beta. Desse modo, a empresa garante que só os seguidores interessados é que testarão estas versões mais propensas a bugs e instabilidade geral. Portanto, não se preocupe, assim que a data chegar, também saberá.

Aliás, deixamos o artigo em seguida, como exemplo do novo modus operandi para teste das versões beta.

Leia mais…

 

 

Exit mobile version