Será apresentado no próximo dia 20 de fevereiro e promete fazer concorrência ao Galaxy S10. O Xiaomi Mi 9 é agora revelado pelo vice-presidente sénior da empresa, Wang Xiang. O executivo mostra-nos agora alguns dos principais trunfos deste promissor smartphone Android.
O Xiaomi Mi 9 está aqui, anuncia de forma entusiástica o executivo da empresa. Estará também em destaque no Mobile World Congress, a partir do dia 24 de fevereiro, em Barcelona.
A Xiaomi marcou um anúncio promissor para o dia 20 de fevereiro e, logo em seguida, revelou várias imagens do seu próximo smartphone Android. Irrequieta e irreverente, a fabricante chinesa já nos mostrou o design, alinhamento de câmaras e o principal esquema de cor.
Ansioso para conhecer o smartphone Xiaomi Mi 9?
A quarta maior fabricante mundial também já revelou as primeiras fotografias capturadas com o Xiaomi Mi 9 através da rede social chinesa, Weibo e das restantes redes sociais. Assim, está na hora de recapitular todas as novidades e promessas para este novo smartphone Android. Desde as suas características técnicas às primeiras amostras da sua câmara.
Em primeiro lugar, o novo Mi 9 chegará para substituir o atual Mi 8, apresentado pela marca em maio de 2018 para liderar o seu departamento de dispositivos móveis. Tal como o seu antecessor, teremos uma construção em vidro com uma estrutura metálica para a sua versão base.
#Mi9 is here!
We used nano-level laser engraving holographic technology + dual layer nano coating to create this beautiful and unique color.
For more details, make sure you check out our new product launch on Feb 24! pic.twitter.com/vtBLCJTBQD
— Wang Xiang (@XiangW_) February 14, 2019
Mais ainda, de acordo com a publicação do executivo, o noto tom de azul para o Mi 9 fará com que o smartphone se afirme perante os demais topos de gama. Algo que sinaliza as claras intenções da marca em deixar de ser apenas uma “alternativa low-cost”.
As características técnicas deste smartphone Android
Honrando o seu estatuto de topo de gama, o Xiaomi Mi 9 contará com a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm. Composta por um dos mais poderosos processadores da atualidade, temos aqui um SoC octa-core (8 núcleos de processamento) com uma frequência máxima de 2,84 Ghz. Além do mais, temos também a gráfica Adreno 640 e o modem Snapdragon X24 LTE.
O seu desempenho será certamente um dos pontos fortes e caso esteja interessado neste smartphone, fique descansado. O seu processador será um dos melhores do mercado. Este mesmo “motor” alimentará vários outros topos de gama a ser lançados em 2019. Trata-se de um SoC a 64-bits com a litografia de 7 nm (nanómetros).
Em seguida, ao nível da memória RAM e armazenamento teremos um total de três versões ou modelos à sua escolha. Em primeiro lugar com 6 GB de RAM e 128 GB na versão base. Em segundo lugar temos a variante com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Por fim, teremos a versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
Do Snapdragon 855 ao leitor sob o ecrã
O leitor de impressões digitais ou sensor biométrico estará alojado sob o seu ecrã. Esta que é uma das novas tendências para o mercado mobile em 2019 não faltará no Xiaomi Mi 9. Assim, poderá desbloquear o smartphone simplesmente ao pressionar o seu ecrã.
Por sua vez, este será composto por um painel Super AMOLED de 6,4″, produzido pela Samsung. Contará com uma resolução Full-HD+, portanto com 1080 x 2280 píxeis. Um valor que resultará numa densidade de 394 píxeis por polegada. No topo deste ecrã teremos ainda um pequeno “notch” que acomodará a sua câmara frontal de 24 MP.
Por fim, podemos ainda apontar o formato 19:9, bem como a utilização de um vidro Gorilla Glass da Corning, de geração ainda não especificada. Salienta-se ainda a conformidade com o padrão HDR10 e DCI-P3.
A câmara tripla do Xiaomi Mi 9
Um dos seus pontos de destaque e motivos de orgulho para a marca será o seu desempenho fotográfico. Algo que sem dúvida se traduzirá numa posição de topo no ranking da DxOMark. Ainda assim, deixemos a especulação e vejamos o que mais este smartphone Android nos oferecerá.
Em seguida podemos ver as primeiras amostras do potencial fotográfico deste smartphone. Note-se que todo este material foi partilhado pelos executivos da empresa através das suas redes sociais.
Composta por três módulos fotográficos (lentes + sensor), teremos um primeiro sensor de 48 MP. Por sua vez, a lente terá uma abertura focal de f/1.8. Já à luz das novas informações, esta câmara poderá ficar responsável pelo efeito bokeh ou efeito de desfoque artístico do fundo.
Teremos uma câmara de 12 MP de resolução cujas demais características não são conhecidas. Aqui, esperamos uma lente com distância focal entre os 28 mm a 50 mm, um campo de visão natural, tal como é sugerido pelo teaser oficial.
Por fim, teremos ainda uma câmara com lente grande angular, algo que o teaser confirmou. O seu intuito passará por capturar mais daquilo que o rodeia. Em suma, uma lente capaz de lhe dar uma imagem mais abrangente. Sendo também sugerida a utilização de uma câmara ToF neste alinhamento vertical.
Na rede social Weibo foram também partilhadas algumas fotos captadas pelo novo smartphone Xiaomi, com resultados que prometem. E
Sistema operativo Android Pie 9.0 com a interface MIUI 10
Sem surpresas, o seu sistema operativo será a mais recente versão do OS da Google. Aqui com a interface ou “máscara” da marca, a sua MIUI 10. Aqui com as adaptações feitas pela empresa ao Android “puro” ou stock.
Já para manter tudo a funcionar teremos uma bateria com 3500 mAh de capacidade, dotada de carregamento rápido a 32 W, sendo também sugerido o carregamento sem-fios reversível. Por fim, referimos ainda a presença de uma porta USB do Tipo C para além de NFC e Bluetooth 5.0.
Também teremos o Explorer Edition
Tal como nas edições passadas, teremos também o smartphone na versão Explorer Edition. Esta, distingui-se pela utilização de uma traseira em vidro transparente através do qual podemos ver um autocolante com a representação dos seus componentes. Esta versão contará ainda com uma câmara extra, para um total de quatro.
O smartphone Android estará disponível em vários tons de cor. Desde o azul com um tratamento especial que agora ficamos a conhecer, até ao preto, branco e dourado. Este Xiaomi Mi 9 será alvo de todas as atenções no MWC 2019 onde o Pplware também marcará presença.