A tecnológica Xiaomi deu recentemente a saber que encerraria o seu programa Global Beta ROM para todos os seus smartphones, com efeito a partir de dia 1 de julho. No entanto, a empresa criou um novo programa, apenas para alguns dispositivos como o POCO F1 para que possa testar a MIUI baseada no Android Q.
Ao mesmo tempo, também temos novidades para o Xiaomi Mi 6, Redmi 6 e Redmi 6A.
O primeiro, e até agora único, smartphone lançado pela POCO, o Pocophone F1 foi o smartphone escolhido pela Xiaomi. Assim, este será um dos primeiros a testar as próximas versões da interface MIUI, já baseada no Android Q da Google. Para tal, a empresa está à procura de voluntários para o seu grupo de testes.
Tem um POCO F1? Então poderá testar a MIUI baseada no Android Q
A medida surge como resposta à decisão prévia da empresa em encerrar o programa público de versões beta (versões de teste). As mesmas, ainda que fosse de pressupor que os utilizadores estariam cientes da sua instabilidade, acabavam por causar insatisfação no público. Posto isto, a Xiaomi encerrou as Global Beta.
Ao mesmo tempo, os utilizadores das versões Global Beta não estavam a fornecer o feedback pedido pela empresa. Ora, perante a ineficácia do programa, a empresa decidiu começar de novo e escolher a dedo os seus testers. Desse modo, terá uma base de utilizadores fieis e que deverão fornecer o valioso feedback.
Xiaomi seeks testers for POCO F1's Android Q update and Mi 6, Redmi 6, Redmi 6A's Android Pie update https://t.co/a0vqQJRK3X pic.twitter.com/onNIPP8mXy
— XDA Developers (@xdadevelopers) June 29, 2019
Ao mesmo tempo, os utilizadores dos smartphones Xiaomi Mi 6, Xiaomi Redmi 6, bem como o Redmi 6A testarão uma nova versão da MIUI, ainda baseada no Android Pie. Ao propósito, destacamos que este novo programa da empresa abrange todas as regiões. Portanto, também em Portugal poderemos aderir.
O novo programa de testes da Xiaomi, para todos!
De acordo com a publicação da Xiaomi, os utilizadores poderão testar versões estáveis “Stable ROM”. A partir daí, deverão ajudar a empresa a aperfeiçoar a versão da MIUI em questão. Só posteriormente é que a mesma será disponibilizada ao público. Em síntese, teremos uma fase beta fechada, com inscrições em breve.
No entanto, ao analisar a publicação da Xiaomi, vemos também a utilização da nomenclatura “unstable“, bem como “nightly“. Isto é, teremos versões instáveis e que vão ao encontro do caráter beta da MIUI em questão, apenas para quem quiser testar. Por sua vez, a MIUI já será baseada nas Developer Preview do Android Q.
MIUI 10 Global Beta ROM 9.6.27 is out now, click the link for more information –https://t.co/iQE9zBxW2e pic.twitter.com/5sKfXL3lVu
— MIUI (@miuirom) June 28, 2019
Assim, com uma das últimas Global Beta já publicadas, é agora tempo de olhar em frente. Para quem tiver um POCO F1 e quiser testar o Android Q no seu terminal, preste atenção. A abertura das inscrições para o novo programa beta começa a 7 de julho, aqui de acordo com a listagem da própria Mi Community.
Como testar o Android Q no seu POCO F1
Através desta ligação, poderá inteirar-se das condições e prazos. A saber, o período de submissão da inscrição já começou e termina a 7 de julho. Em seguida, receberá a conformação através do fórum, via mensagem privada informando-o do estado da sua candidatura – a partir do dia 10 de julho.
Já, por sua vez, as condições pedidas pela Xiaomi são francamente liberais. O teste estará disponível para todas as regiões. O idioma utilizado na comunicação será o inglês, com a plataforma de mensagens instantâneas QQ, produto da Tencent, sendo este um requisito obrigatório para a adesão.
Importa ainda frisar que para já são apenas 4 os smartphones compatíveis. Entre estes temos o POCO F1, com direito ao Android Q, além do Mi 6, Redmi 6A e Redmi 6, com acesso ao Android Pie enquanto versão do sistema operativo que sustenta a interface MIUI.
Por último, é pedido um motor de arranque desbloqueado (bootloader), entre outras recomendações.