Pplware

Xiao AI – Já chegou o assistente virtual da Xiaomi

Uma das grandes tendências dos próximos anos será certamente os assistentes virtuais e a forma como estes nos podem ajudar no nosso dia a dia.

A Xiaomi não quer ficar para trás neste mercado e apresentou agora o Xiao AI, o seu assistente virtual, que passará a vir pré-instalado nos seus smartphones.


Há alguns anos que as grandes marcas tecnológicas, como a Google, a Microsoft e a Apple, têm apostado nos assistentes virtuais como forma de auxiliar os utilizadores nas tarefas e dúvidas do dia a dia. No mercado temos atualmente soluções bastante interessantes, como é o caso do Google Assistant, da Cortana e da Siri, que muito têm evoluído ao longo do tempo.

Não querendo ficar para trás nesta corrida, a Xiaomi também colocou mãos à obra e lançou a Xiao AI.

Xiao AI – O inteligência artificial ao serviço dos utilizadores Xiaomi

Já há algum tempo que se falava da possibilidade da Xiaomi desenvolver a sua própria tecnologia de assistente virtual, com base em inteligência artificial.

Após vários rumores, a marca chinesa anunciou finalmente a tão esperada novidade, dando-lhe o nome de Xiao AI. Este assistente virtual virá pré-instalado no recém apresentado Xiaomi Mi Mix 2S, no entanto estará também disponível para todos os que instalarem a última versão da ROM chinesa da MIUI.

Com o Xiao AI, estarão disponíveis as tradicionais interações, como agendar alarmes, mandar mensagens, perguntar o tempo, ativar a câmara ou perguntar o estado do trânsito. No entanto, haverá também um forte integração com o WeChat e com o ecossistema da Xiaomi, como é o caso dos aspiradores e dos gadgets de smarthome.

Por agora, este assistente estará muito posicionado para o mercado chinês, tal como seria esperado, devendo mesmo só suportar a língua chinesa nos primeiros tempos. Com esta movimentação, a Xiaomi deverá querer aproveitar a ausência do Google Assistant no mercado chines.

Será esta uma solução “Powered by Microsoft”?

Com o lançamento do Xiao AI, surge agora um pormenor que poderá intrigar os mais atentos. A Xiaomi tem trabalhado em conjunto com a Microsoft em vários projetos, tendo até assinado alguns acordos de cooperação. Mas será este um produto desenvolvido dentro destes acordos de cooperação?

No vídeo promocional que foi lançado, uma das questões que é feita ao assistente é se seria necessário levar o guarda-chuva para a rua (“Do i need to take an umbrella today?”). Na verdade esta é uma das perguntas bastante usada para promover a Cortana, levantando a dúvida se a Microsoft não terá um papel importante no desenvolvimento do Xiao AI.

A Xiaomi mostra-se assim empenhada em desbravar caminho no mundo dos assistentes virtuais e da inteligência artificial, uma área que será fulcral no futuro e onde a marca chinesa pretende competir e apresentar as suas próprias soluções.

Exit mobile version