Pplware

#WWDC19: Tim Cook ri-se da fraca adoção ao Android 9 da Google

É já uma antiga tradição. Uma “deliciosa” troca de acusações, risos e sátiras entre as duas gigantes tecnológicas. Ainda que nos últimos eventos a Apple se tenha abstido de o fazer, voltaram agora à carga na WWDC19. Uma onda de riso às custas da versão mais recente do Android, o sistema da Google.

A velha rivalidade está de volta, o que é que isto significa para a Apple, ou para a Google?


Tim Cook congratulou-se primeiramente da elevada taxa de satisfação com o atual iOS 12. Em boa verdade, mal conseguiu conter o entusiasmo perante o índice de satisfação que chegou aos 97% com o iOS12. Além disso, voltou a colocar a tónica no “sistema operativo mais poderoso do mundo”, expressão icónica.

iOS 12, o sistema operativo mais poderoso do mundo… e o Android

Visivelmente satisfeito com os resultados do seu iOS 12, Tim Cook concentrou assim as atenções no próximo grande anúncio. A nova versão, e grande lançamento do ano para os dispositivos móveis da empresa. No entanto, para coroar esta transição, Cook não resistiu em apontar as armas para o Android 9 da Google.

O iOS é o sistema operativo da tecnológica de Cupertino ou, por outras palavras, a “alma” do seu iPhone. É também um dos produtos com maior distribuição da empresa e maior índice de satisfação (97%). Contudo, o seu grande trunfo é o facto de estar presente em 85% dos dispositivos de acordo com a empresa.

 

Assim sendo, ficamos sem qualquer dúvida face ao principal destaque da WWDC19. Em síntese, ficamos aí a saber que o iOS 13 receberia todas as atenções (ou quase), durante a keynote. Logo em seguida, tivemos várias investidas à Google e a sua incapacidade de trazer o Android 9 a mais de 10% dos dispositivos móveis.

Tim Cook na WWDC19 – “os outros tipos (Google) e nós (Apple)”

Foi com bastante confiança que as gargalhadas de Tim Cook nos deram algumas métricas do iOS 12. Uma natural reação à forte adesão à mais recente versão do sistema. Logo em seguida, o CEO prometeu grandes novidades para a próxima versão, o iOS 13. A apresentação continuaria numa nota rítmica e positiva.

Por fim, o que podemos retirar desta curta, mas forte sátira à Google? Certo é que a tecnológica de Cupertino controla virtualmente todos os elos na cadeia de atualizações. Já, por sua vez, a responsável pelo Android não tem conseguido estimular as demais fabricantes a atualizarem todos os dispositivos em circulação.

Mas será que isso seria sequer possível? Para a Apple não importa!

Exit mobile version