O Windows Phone é uma das ofertas que existe em termos de sistemas operativos móveis. Com um mercado muito específico, não tem conseguido cativa de forma global os utilizadores e a sua utilização tem valores muito baixos, face à sua concorrência directa.
Mas se este número estava baixo, voltou agora a descer, perdendo novamente quota de mercado e sendo utilizado por ainda menos utilizadores.
Os números do trimestre que terminou em Fevereiro mostraram que o Windows Phone não conseguiu manter a sua posição no mercado e acabou por perder parte da sua posição, descendo no número geral de utilizadores.
Não é uma queda substancial, mas permitiu à concorrência crescer mais um pouco e aumentar ainda mais a diferença que existe. Depois de ter conseguido o seu pico máximo de utilizadores em Janeiro de 2015, onde tinha 6,6 milhões de utilizadores, desce agora com menos de 5 milhões de utilizadores.
Em termos percentuais esta descida significa uma passagem dos 2,8% para 2,5%, tendo em Janeiro deste ano estado com 2,7%. Mas como pode ser visto na tabela abaixo, não foi apenas o Windows Phone a perder, tendo também a BlackBerry continuado a perder e tendo também o Android descido ligeiramente. Estes números são referentes aos Estados Unidos.
Mas se o panorama nos Estados Unidos é de queda, este movimento alarga-se ao resto do planeta. Apenas no Japão e na China a Microsoft cresceu, mas ainda com valores muito pouco expressivos.
- Alemanha: -1,9%
- Grã-Bretanha: -1,6%
- França: -6,8%
- Itália: -7,7%
- Espanha: -2,0%
- Austrália: -3,3%
Espera-se que este número se altere em breve, com o Lumia 650 a chegar a novos mercados e com o interesse cada vez maior dos utilizadores no novo Windows 10 Mobile.