Pplware

Windows Phone Internals: Ferramenta de root do Windows Mobile é agora open-source

Há muito que a Microsoft abandonou o desenvolvimento do Windows Mobile, deixando de melhorar este sistema operativo. Apesar desta posição de desinteresse da marca, a verdade é que o Windows Mobile ainda reúne uma legião de fãs muito grande.

É por isso que ainda existem ferramentas como o Windows Phone Internals que permite fazer root aos smartphones com Windows Mobile, entre outras funcionalidades. O criador do Windows Phone Internals veio agora tornar open-source o código desta app.


Foi o próprio René Lergner, também conhecido como HeathCliff74, que veio a público anunciar que o código do Windows Phone Internals iria passar a estar disponível no GitHub de forma pública e totalmente aberto.

Desta forma, qualquer programador que queira pode agora criar novas ferramentas e adaptar as funcionalidades e descobertas que foram sendo feitas ao longo dos anos a outras já existentes.

Se poderíamos pensar que esta seria uma decisão boa para a comunidade de utilizadores do Windows Mobile, a verdade é que ela tem uma intenção escondida. René Lergner está assim a entregar todo o seu código porque vai abandonar o desenvolvimento do Windows Phone Internals, pois, segundo as suas palavras, está com falta de tempo.

Ainda se justifica o Windows Phone Internals?

O Windows Phone Internals tem ainda muita utilização apesar de não existir já mercado para o Windows Mobile. A larga comunidade dos smartphones Lumia e de outras marcas ainda usar esta ferramenta em muitas situações.

Esta poderá também ser a porta para a instalação nos Lumia e noutros dispositivos da futura versão ARM do Windows 10, que se sabe estará a ser desenvolvida pela Microsoft e que será lançada em breve. Nessa altura, estes equipamentos vão ganhar uma nova vida com este novo sistema operativo.

Chega assim à comunidade uma das mais importantes ferramentas do Windows Mobile. Para além de ser a única existente para fazer root, é também a que melhor consegue fazer diagnóstico de alguns problemas. Infelizmente, com este passo, perde-se um dos elementos mais influentes desta comunidade.

Quer abandonar o Windows Mobile? Veja como

Exit mobile version