A expressão do Windows Phone, quando comparada com a sua concorrência, é muito pequena. O mercado é dominado pelo Android e pela Apple, não deixando muito espaço para a concorrência.
Mas isto pode estar prestes a mudar com a chegada do Windows 10 Mobile, que começa já a ter uma presença forte dentro do ecossistema móvel do Windows. Sem qualquer problema o Windows 10 Mobile ocupa já quase 5% neste espaço.
Ainda numa versão de testes, mas disponível ao público e a um número elevado de equipamentos, o Windows 10 Mobile está a ganhar forma e a preparar-se para substituir o Windows Phone.
A sua disponibilização através do programa Insider veio abri-lo para quase todos os que o querem testar e ajudar a detectar problemas.
Com uma maturidade já muito elevada, o novo Windows 10 Mobile está a ser adoptado por muitos utilizadores deste ecossistema e representa já uma fatia elevada neste universo. Os dados revelados pela Adduplex mostram é já de 4.7% a sua quota, sendo inclusive a versão do Windows que mais cresceu.
Longe está o Windows Phone 8.1, a versão mais usada nos dispositivos móveis da Microsoft, com os seus 79%. Esta versão revelou também um crescimento de 0,9%.
A expressão do Windows 10 Mobile é assim bastante elevada, se comparada com versões de testes de outros sistemas operativos, onde por norma têm valores marginais e sem expressão.
Mas os números da Adduplex revelam ainda outros dados interessantes, a nível global. O domínio da Microsoft e dos Lumia neste ecossistema é avassaladora, com números a rondar os 96,89%. Em segundo lugar, mas com apenas 1,41% encontramos a HTC.
Dentro da oferta que a Microsoft tem na gama Lumia o modelo mais usado é o Lumia 520, com 16,1%, segundo do Lumia 630 e do 535, com 9,5% e 9,4%.
Mas as subidas mais significativas vêm dos modelos Lumia 640 e 435, que sobem cada um uma posição na tabela de topo. O seu crescimento é de 0,7% e 0,3%
Por fim a Adduplex conseguiu detectar nos seus dados a presença de novos equipamentos. Nestes estão sem qualquer dúvida os novos 950 e 950XL.
Mas há a presença de novos dispositivos, com ecrãs de 720p. O primeiro tem um ecrã de 4.7” e com o número de modelo RM-1127/28/29. Especula-se que seja um novo Lumia 550. O segundo tem um ecrã de 5” e calcula-se que seja um novo Lumia 750.
A presença destes dois equipamentos tem sido alargada, o que mostra que podem ser apresentados já no próximo dia 6 de Outubro, em conjunto com os 950.
Esta é a realidade que a Microsoft tem no seu ecossistema. Com um crescimento pouco significativo no cenário global, o Windows Phone, e em breve o Windows 10 Mobile, prepara-se para ganhar terreno e conquistar novos mercados com os dispositivos que vão ser lançados no próximo dia 06 de Outubro, no evento da Microsoft.