Pplware

O que fazer caso lhe roubem ou perca o seu Windows Mobile

O Windows 10 Mobile, apesar de não ser um sistema operativo muito usado, é um muito completo e recheado de funcionalidades extremamente úteis. Um dos aspetos destacados pelos seus utilizadores é mesmo o seu modus operandi, sendo muito simples e eficiente a executar as tarefas que lhe são propostas.

No entanto, muitos utilizadores não exploram ou conhecem toda a coletânea de funcionalidades nativas do Windows Mobile e, por isso, hoje damos a conhecer como pode recuperar o seu telemóvel Windows e proteger os seus dados no caso de o perder ou de ter sido roubado.


O primeiro passo deste tutorial é um passo preventivo e consiste em ativar a localização do telemóvel. Aceda às Definições -> Atualizar e segurança -> Localizar Telemóvel.

Neste menu deverá ativar a opção “Guardar periodicamente a localização do meu dispositivo, para que seja mais fácil de o encontrar, mesmo que a localização esteja desativada.“. Esta ativação será essencial para poder aceder e controlar remotamente o seu smartphone Windows.

O que fazer em caso de perda

Agora imagine que se esqueceu do local onde deixou o seu dispositivo Windows. Primeiro que tudo deverá aceder a account.microsoft.com/devices e iniciar sessão com a sua conta Microsoft.

Ser-lhe-ão apresentados todos os dispositivos Windows associados à sua conta Microsoft. Deverá selecionar “Localizar telemóvel” no dispositivo pretendido e poderá constatar que aparecerão várias informações correspondentes ao seu dispositivo, entre os quais a última localização em que foi localizado pelo sistema e a carga de bateria que apresenta.

Esta localização já poderá ser fulcral para conseguir encontrar o seu dispositivo. No caso de esta informação não chegar, poderá localizar o seu dispositivo em tempo real, para isso basta selecionar “Atualizar mapa“.

No caso de não ser suficiente, o último recurso será ativar o “Toque“, que fará com que o telemóvel reproduza um som estridente e alto, mesmo estando em modo silencioso.

O que fazer em caso de roubo

Em caso de roubo, a Microsoft permite que o utilizador alerte o infrator para a devolução do equipamento e reforce a segurança do código de desbloqueio.

Para isto, o utilizador deverá aceder à mesma página onde consegue localizar o telemóvel, mas desta vez deverá selecionar a opção “strong>Bloquear” e inserir os dados solicitados.

O que é pedido é um novo código de desbloqueio de 6 dígitos (mais seguro face ao padrão de 4 dígitos), um número de telemóvel no qual o utilizador possa ser contactado e uma mensagem que será apresentada no ecrã aquando do bloqueio do dispositivo.

Se o bloqueio do telemóvel não tiver apresentado resultados, a Microsoft disponibiliza um último recurso que, basicamente, apaga todos os dados e rastos do utilizador do smartphone.

Esta opção “Apagar” está acessível junto de todas as outras, mas tenha atenção para usá-la apenas em último caso, porque elimina todas as possibilidades de recuperar o rasto do telemóvel.

Estas dicas serão sem dúvida úteis e valiosas em situações anormais de maior aflição, neste caso a perda ou roubo de um bem tão essencial como o nosso smartphone.

A Microsoft fez um excelente trabalho ao rechear o seu sistema operativo móvel com estas funcionalidades e capacidades que poderão salvaguardar os dados e os equipamentos dos seus clientes.

Exit mobile version