O Windows 10 Mobile é um sistema operativo cada vez mais em desuso. O abandono do seu desenvolvimento por parte da Microsoft e o quase inexistente reportório de equipamentos nas lojas leva a que os utilizadores sejam obrigados a procurar outras ofertas, nomeadamente Android e iOS, aquando da intenção de mudar de dispositivo.
Contudo, e a pensar nos utilizadores que se mantêm fiéis ao sistema operativo móvel da Microsoft, o hacker @Heathcliff74 desenvolveu uma ferramenta que permite desbloquear e efetuar root a smartphones Windows, abrindo assim uma nova e ampla possibilidade aos detentores destes dispositivos.
Os smartphones Windows são, por norma, mais fechados que os equipamentos Android. Apesar de o sistema operativo não ser muito restrito nas possibilidades que coloca ao utilizador, estas funcionalidades mais profundas não são facilmente acessíveis e não há muitas ferramentas para as explorar.
No entanto, existe uma ferramenta denominada “Windows Phone Internals” que traz um novo mundo de capacidades aos utilizadores nos quesitos de root, desbloqueio e manipulação do núcleo dos seus smartphones Windows. Apesar de já existir há vários anos, este software já não é atualizado desde dezembro de 2015.
Não obstante, o programador e hacker associado ao XDA com o pseudónimo @Heathcliff74 fez um pequeno post no seu blog, acompanhado por um vídeo, onde anuncia que vai lançar uma atualização à aplicação ao longo dos próximos dias e que trará várias novidades ao programa, no âmbito da versão 2.2 do software. Para além disso, no vídeo podemos visualizar uma demonstração do que será a aplicação e onde o programador mostra algumas das suas capacidades.
O programador garante que a ferramenta vai permitir efetuar root aos equipamentos, contorna o SecureBoot do Windows, o que abre portas a instalar ROMs alternativas no equipamento, Mass Storage Mode, e muito mais.
Na prática, esta ferramenta oferece ao utilizador a capacidade de realizar quase todas as ações típicas de root no núcleo do equipamento, desde restaurar o sistema operativo a instalar novos sistemas operativos e mudar o registo para que, equipamentos que não receberam a atualização para Windows 10 Mobile, o possam fazer por este meio.
Como é sabido, estes procedimentos não são cobertos pela garantia do fabricante, estando o utilizador por sua conta e risco.
De qualquer modo, esta ferramenta é uma excelente adição à panóplia de aplicações desenvolvidas por terceiros para Windows Phone e Windows Mobile. A grande atualização que trará todas estas novidades e melhorias será lançada nos próximos dias e poderão transferi-la no blog pessoal do programador.