Pplware

Utilizadores do Windows Phone estão a fugir para o Android

O sistema operativo móvel da Microsoft tem tentado ganhar o seu espaço no mercado dos dispositivos móveis. Sem um sucesso aparente, tem em alguns mercados uma expressão forte.

Mas as últimas estimativas mostram que os utilizadores do Windows Phone estão a mudar-se massivamente para o Android.

Os números que a Kantar apresentou, referentes ao primeiro trimestre de 2016, mostram claramente que o mercado está a abandonar o Windows Phone. Com os utilizadores a diminuir no SO da Microsoft, o Android revela-se como a escolha óbvia para estes.

Não existe uma correspondência directa nos modelos que estão a ser escolhidos para substituir os equipamentos da Microsoft, sendo a opção toda a variedade de ofertas que existem no mercado Android.

For those switching from Windows, Android has offered a better user experience, with a variety of brands and models across a multitude of price points

O cenário global mostra esta fuga, em parte por culpa da própria Microsoft, que não está a permitir a actualização para o Windows 10 Mobile de todos os equipamentos.

O comportamento do Windows Phone nos mercados onde é forte?

A Europa é um dos mercados onde o Windows Phone se tem dado melhor, mas os valores dos cinco principais países europeus revela a mesmas tendência que o resto do planeta.

Países como a Itália ou a França, em que o Windows Phone é forte, tiveram quebras na ordem dos 10%, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa quase metade da quota que tinham.

In Italy and France, the strongest Windows Phone markets for a time, nearly 10% of Windows mobile users moved to Android in the three months ending March 2016. What’s more, they opted for brands like Huawei, Wiko, and Asus, featuring mid-range devices that represent good value for the money.

No caso específico da Europa, os consumidores têm optado por equipamentos de gama média, com uma relação preço qualidade mais perto da ideal.

E o comportamento dos restantes sistemas operativos móveis?

No geral, o Android continuou a ganhar terreno ao iOS. As quebras do sistema da Apple continuam a acontecer e isso dá margem para o crescimento que se viu do Android.

Parte deste continuado crescimento do Android deveu-se à chegada do novo Samsung Galaxy S7, que despertou um interesse elevado nos consumidores.

A Kantar alerta no entanto que para o próximo trimestre a presença do iPhone SE pode inverter parte desta tendência, em especial nos mercados asiáticos. A sua apetência por modelos mais baratos, principalmente da Apple, fará a balança pesar de novo para o lado da Apple.

Kantar World Panel

Exit mobile version