A partilha de conteúdos entre dispositivos móveis ainda precisa de percorrer um longo caminho para se tornar algo simples de ser realizado. Para já não existe uma forma simples de ser feita, mas a Microsoft pode estar no caminho certo para nos apresentar uma solução!
Chama-se Xim e é uma nova aplicação dedicada apenas à partilha e apresentação de fotografias e vídeos, sem que tenhamos de emprestar o nosso smartphone a ninguém!
Sempre que queremos mostrar um conjunto de fotografias que tirámos num passeio ou nas nossas férias temos de estar a mostrar uma a uma a um grupo de pessoas, tendo muitas vezes de passar o telefone de mão em mão para que todos as possam ver.
Esta não é a forma mais prática de o fazermos, mas para já é a que existe para o podermos fazer sem termos de enviar as nossas fotografias a todos.
Mas com o Xim, criado pela Microsoft, este problema tem os dias contados e está ultrapassado. A partilha de fotografias ficou mais simples, mais controlada e muito mais prática.
O Xim consegue criar apresentações que podemos enviar a qualquer grupo de pessoas e que conseguimos controlar remotamente e de forma simples.
Apenas quem quer mostrar as suas imagens necessita de ter o Xim instalado, escolhendo as fotografias e incluindo-as numa nova projecção. Claro que precisa também de definir os amigos com quem quer partilhar as fotografias.
Dai em diante a apresentação decorrerá ao ritmo de cada um dos participantes, podendo cada um ver os detalhes de cada imagem, avançando ou recuando conforme quer. É ainda possível adicionar comentários e até fotos suas se assim o quiser.
O Xim foi desenvolvido pelos Laboratórios de pesquisa FUSE da Microsoft e está para já disponível apenas para Android e Windows Phone, sendo esperado para breve a versão para iOS.
Infelizmente esta aplicação não está ainda disponível para Portugal, mas espera-se que em breve esteja acessível a todos.
Esta nova forma de partilhar imagens vem torná-la muito mais simples e prática, evitando que precisem de se amontoar em torno de um ecrã pequeno ou que tenham de as enviar para várias pessoas, perdendo a sua privacidade.
Sendo uma aplicação de partilha e de criação de “apresentações” pessoais para dispositivos móveis, não podia estar presente em plataformas com maior utilização. Assim que a versão iOS surja, estará completa e a abranger as principais plataformas.