A vontade da Microsoft de alargar a sua plataforma de aplicações disponíveis para o Windows 10 Mobile levou a que criasse dois projectos muito importantes.
Mas se nas versões anteriores a componente dedicada ao Android estava presente, esta foi agora removida da última build, sem certeza de que possa voltar tão cedo.
A ideia da Microsoft é converter de forma directa as aplicações de Android e iOS, usando depois módulos específicos no Windows 10 Mobile. Para isso tem em marcha a criação dos projectos Astoria e Islandwood.
A vertente Android, com o Astoria, é das duas a que está mais avançada, havendo a possibilidade de correr já aplicações deste sistema operativo no Windows 10 Mobile, como recentemente se descobriu.
Mas a última build do Windows 10 Mobile, lançada na passada semana, veio mostrar que todos os componentes Android foram retirados do sistema operativo móvel da Microsoft e que deixou de ser possível ter qualquer aplicação Android a correr.
Esta mudança não consta da lista de alterações que a Microsoft fez ao seu sistema operativo e nem tão pouco se sabe se estes componentes vão voltar tão cedo ao Windows 10 Mobile.
Mesmo sendo de ambos o projecto mais avançado, o Astoria não tem qualquer data de lançamento anunciada e por isso pode a qualquer momento ser colocado em pausa, mesmo representando algo de tão importante para o Windows 10 Mobile.
Também não existe qualquer indicação de que será no Windows 10 Mobile que a Microsoft fará a apresentação do processo de importação das aplicações Android para a sua loja de aplicações. Estes testes já decorreram com resultados positivos, faltando apenas alguns pormenores para que possa começar a ser usada.
Este poderá ser bem uma das maiores revoluções que a Microsoft conseguirá trazer ao mudo dos sistemas operativos móveis e será a garantia de que o seu ecossistema ganha uma nova vida, mais receada de aplicações, algo que a maioria dos utilizadores se queixava.
Esta mudança que foi agora aplicada poderá ser apenas a forma de garantir que o Windows 10 Mobile fica pronto em pouco tempo, sendo depois retomado o seu desenvolvimento.
Deverá ser aguardada a chegada de uma nova build do Windows 10 Mobile para se entender se a Microsoft regrediu no seu projecto Astoria ou se foi apenas uma mudança temporária.