Tudo tem o seu fim e não é possível uma empresa manter tantas versões de um sistema operativo, só porque este tem muitos utilizadores e equipamentos ainda em plena vida útil. E assim chega a vez de “desligar” a versão “bastarda” do Windows Phone.
A Microsoft desenvolveu o Windows Phone 7.5 e, mais tarde, para acalmar os utilizadores que compraram equipamentos Lumia caríssimos e que não tinham suporte ao Windows Phone 8, foi lançada uma versão com alterações estéticas, a Windows Phone 7.8, lembram-se?
Não? Pois, mas a Microsoft também se vai esquecer dela já em breve. O Windows Phone 7.8 já tem prazo de validade anunciado.
Como referimos ontem, a Microsoft vai deixar de dar suporte básico a alguns produtos, como podem ver aqui no site da Microsoft, e assim o Windows Phone 7.8 deixará de ter suporte base a partir do dia 9 de Setembro de 2014.
Mas então isso quer dizer exactamente o quê?
Não está claro o que isso significa. De acordo com a página “Perguntas frequentes do Ciclo de Vida do Suporte Microsoft” os produtos de consumo geralmente recebem dois anos de actualizações e suporte e após esse período deixam de receber qualquer suporte. Não existe “extensão de suporte” para esses produtos, como existe para as versões desktop, por exemplo.
O Windows Phone 7.8 será descontinuado após apenas 18 meses. A página oficial dos ciclos de Vida de Produtos da Microsoft refere o seguinte:
Microsoft will make updates available for the Operating System on your phone, including security updates, for a period of 18 months after the lifecycle start date. Distribution of the updates may be controlled by the mobile operator or the phone manufacturer from which you purchased your phone. Update availability will also vary by country, region, and hardware capabilities.
Resumidamente… Restam-lhe apenas alguns meses até que o seu Windows Phone 7.8 nunca mais receba qualquer actualização.
17% do mercado Windows Phone tem esta versão, foi a evolução do Windows 7.5 que levou algumas reformas estéticas e dali não passou e agora restam apenas alguns meses até ficar sem qualquer suporte. Basicamente todas as versões até ao Windows 7.8 perderão o comboio da evolução do Windows Phone.
Será que 17% do mercado vale assim tão pouco para que seja deixado para trás?