Pplware

Lumia 535 – Conheça um excelente dual-sim da Microsoft

A compra da Nokia pela Microsoft veio abrir um leque de oportunidades para esta empresa que até agora não existia. Assumiu o controlo da criação os principais equipamentos que fazem uso do seu sistema operativo e isso só poderia resultar em pleno.

Depois de ter o controlo dessa produção começaram a sair novos equipamentos, já com a nova imagem associada, sempre mando a base por que os Lumia são conhecidos.

Hoje trazemos para os nossos leitores a análise ao Lumia 535, um dos primeiros smartphones a sair sobre a marca da Microsoft Mobile, e também uma das suas ofertas no campo dos dual-sim.

A aposta da Microsoft no campo dos smartphones tem sido muito directa. Procura agora ocupar espaço onde ainda não tinha uma presença bem definida e onde os consumidores começam agora a querer ofertas bem definidas.

Falamos da gama de entrada, um segmento onde a Microsoft se reforçou nos últimos tempos, com o lançamentos de vários dispositivos.

Por outro lado a procura por equipamentos que permitem a utilização de dois cartões sim tem crescido e é já um dos factores que pesam na hora de escolher um novo smartphone.

É precisamente aqui que o Lumia 535 se encaixa, oferecendo o que de melhor se procura nesta linha de equipamentos. Falamos de um preço acessível num smartphone de especificações médias e com a capacidade de funcionar com dois cartões sim.

Há no entanto elementos que se destacam de imediato quando começamos a usar o Lumia 535 e que são pontos positivos que revelam a sua génese e o que pretende dar aos utilizadores.

Falamos do seu ecrã, que ao contrário do que muitas ofertas deste patamar oferecem, se mostra com as dimensões acertadas. É um ecrã de 5 polegadas, com uma largura generosa, mas sem fazer do Lumia 535 um equipamento excessivamente grande.

Depois temos os materiais de que é feito, que não sendo nobres e de qualidade elevada, conseguem satisfazer os utilizadores. Falamos ao nível do toque, da resistência.

Este é um telefone jovem e as cores em que é proposto mostram isso mesmo. Mas ao mesmo tempo consegue atrair um público vasto, sem limite de idade ou até de experiência de utilização de smartphones.

O que traz o Lumia 535

O pacote que compõe a oferta da Microsoft para o Lumia 535 é o mais básico possível, mas sem faltar qualquer elemento. O que tem presente é o básico para o utilizador poder fazer uso do seu smartphone, mas tendo um extra que nem sempre é visto nestes equipamentos, ainda para mais desta gama de entrada.

Na caixa do Lumia 535 podem encontrar o telefone, o carregador USB e, aqui está o extra, uns auriculares para utilização sem mãos do equipamento.

Se por um lado temos o ponto positivo da presença dos auscultadores, temos a parte negativa que é a ausência de um cabo USB para ligação ao computador para realizarmos cópias de segurança ou simplesmente para carregarmos músicas e vídeos.

Ao contrário do que seria esperado, e que se vê na maioria das ofertas que estão no mercado, o carregador USB não permite que o cabo seja removido e é uma peça única.

Esta situação obriga o utilizador e ter consigo sempre um cabo extra para carregar ou para ligar o Lumia 535 ao seu computador.

Detalhes do Lumia 535

A linha do Lumia 535 é indiscutível! Segue o que a Nokia começou e que a Microsoft tem continuado, mantendo-se fiel a uma imagem que está provada e que a maioria dos consumidores gosta.

É nestas linhas que este smartphone se enquadra, com uma dimensões que não sendo de um telefone pequeno, conseguem manter uma proporção ideal.

Os seus 14 centímetros de comprimento e os 7 centímetros de largura dão ao utilizador uma área útil bem aproveitada, mas sem se tornar demasiado pesado ou “grande”.

É esta proporção acertada de medidas que dão ao Lumia 535 uma usabilidade muito grande, permitindo ser facilmente usado, seja em que ponto do ecrã for, ao mesmo tempo que dá ao utilizador uma excelente área de trabalho e de diversão.

anterior próxima

Integrado nos elementos conhecidos da linha Lumia, este equipamento tem presente os controlos e os pontos de ligação nos lugares habituais.

Encontramos por isso a porta USB (e de carregamento) na parte inferior, a ligação áudio para os auriculares no topo e os 3 botões – ligar/desligar e controlo de volume – na lateral direita.

Por ser um smartphone dual-sim os locais de colocação dos cartões estão dentro do smartphone, devendo a bateria ser removida para lhes acederem. Este é um ponto negativo, se bem que numa utilização normal raramente será necessário aceder-lhes.

A especificações de hardware do Lumia 535 não são excepcionais, ficando até abaixo do que seria esperado para um telefone desta gama.

Um ponto que deixa algo a desejar é sem qualquer dúvida o espaço disponível. Os 8GB de memória que oferece podem ser manifestamente limitados, podendo no entanto ser compensados com a utilização de um cartão de memória adicional.

O seu processador, quando comparado com tudo que é oferecido pela concorrência nesta gama, deixa um pouco a desejar, merecendo uma alternativa mais potente. No entanto, e por ser um equipamento com Windows Phone, esta limitação acaba por não ser notada.

Uma falha grave e que pode levar alguns utilizadores a não optarem por este Lumia é a não existência de suporte para 4G, ficando assim mais limitado nas velocidades de acesso à Internet.

Lumia 535: Especificações técnicas

  • Plataforma: Windows Phone 8.1 com Lumia Denim
  • Processador: Quad-core 1,2 GHz Qualcomm Snapdragon 200
  • Memória: 1GB de RAM, 8GB de memória em massa, expansível até 128 GB em cartão microSD
  • Redes: Rede GSM: 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 1900 MHz;
    • Velocidade máxima de transferência de dados em GSM: EGPRS 236,8 kbps;
    • Velocidade máxima de envio de dados em GSM: EGPRS 236,8 kbps;
    • Rede WCDMA: Banda 1 (2100 MHz), Banda 8 (900 MHz);
    • Velocidade máxima de transferência de dados em WCDMA: 42,2 Mbps (Cat. 24);
    • Velocidade máxima de envio de dados em WCDMA: 5,76 Mbps (Cat. 6)
  • Ecrã: 5 polegadas, resolução qHD (960 x 540);
    • 24 bits/16 milhões de cores; 221 ppp;
    • controlo de brilho;
    • resposta ao tato;
    • sensor de orientação;
    • melhoramentos da legibilidade sob luz solar;
    • Corning® Gorilla® Glass 3;
    • modo de alto brilho;
    • vidro resistente a riscos
  • Bateria: Modelo BL-L4A – Li-Ion 1905 mAh battery (BL-L4A)
    • Stand-by: até 552 h Conversa: até 11 h (2G) / até 13 h (3G) Música: até 78 h
  • Câmara principal: 5 MP, focagem automática
  • Câmara de vídeo: Resolução FWVGA (848 x 480); Formatos de gravação de vídeo: MP4/H.264
  • Áudio: Formatos de ficheiro de reprodução: AAC, AMR, ASF, M4A, MP3, MP4, WMA
  • Dimensões: 140,2 x 72,4 x 8,8 milímetros (AxCxL)
  • Peso: 146 gramas

Existem no entanto alguns pontos onde este Lumia consegue superar a concorrência e onde se destaca. Estes pontos focam-se na fotografia e na memória, isto dentro da gama dos dispositivos Lumia.

Nota-se um equilíbrio no Lumia 535, com o peso a pender para um reforço de algumas áreas, mais dedicadas à fotografia, em detrimento de alguns componentes com o processador.

No geral este é um Lumia que cumpre o que lhe é exigido, mas sem se destacar no mercado e face ao que a concorrência oferece, com excepção para a sua câmara frontal de 5 megapixeis, criada para as selfies.

Acessórios

Apesar de não ter uma oferta grande, existem alguns acessórios que podem ser usados neste Lumia, tal como tem acontecido com o resto desta gama.

Algo que se destaca nestes equipamentos é a capacidade de serem trocadas as capas do smartphone, o que altera por completo a sua imagem, estando disponíveis em várias cores.

Sendo uma equipamento dedicado a uma faixa mais jovem dos utilizadores, estas cores são mais vivas e chamam mais à atenção. Mas isso não impede qualquer um de usar o Lumia 535 graças à presença de uma capa preta.

O Lumia que o Pplware testou trazia, para além de uma capa ver, uma segunda capa laranja, mas com protecção frontal. Esta segunda capa pode ser adquirida à parte.

Como vantagem, essa capa permite proteger ambas as faces do smartphone, ao mesmo tempo que tem disponível uma bolsa, discreta, onde podem guardados cartões.

O Windows Phone 8.1

É impossível falar dos equipamentos Lumia e não falar do Windows Phone. Este sistema operativo prepara-se para dar agora um passo de gigante com a chegada do Windows 10 e com a integração que vai existir com a versão desktop.

Quanto ao Windows 8.1 que equipa o Lumia 535, mantêm tudo o que ja se lhe conhece. Os seus Tiles dão ao utilizador toda a informação que necessita, com a vantagem de alguns poderem actualizar a sua informação em tempo real.

O ecrã de dimensões generosas deste Lumia permitem que estejam visíveis muitos mais Tiles, facilitando ainda mais a visualização da informação.

Todo o software que a Microsoft coloca no Windows Phone 8.1 permitem que se explore este telefone ao seu máximo, tirando dele tudo o que se espera.

A utilização do Windows Phone acaba também por servir como ponto positivo para este equipamento a médio prazo.

A certeza de existirem actualizações é grande, mesmo se falarmos do novo Windows 10, algo que noutros ecossistemas com maior expressão não aconteceria, ainda para mais em equipamentos desta gama.

Em resumo…

Este Lumia 535 revelou-se uma verdadeira surpresa. Sendo uma máquina de entrada de gama e com algum hardware que se pode catalogar como sendo mais fraco, esperava-se que tivesse algumas limitações.

A verdade é que não foi nada disso que se viu e sentiu! Mostrou-se um equipamento equilibrado, sempre capaz de responder à altura do que é medido, mesmo em situações mais exigentes, e com dimensões equilibradas.

Os seus pontos negativos podem ser algo limitativos, mas à excepção da falta de 4G, todos podem ser compensados, quer pela adição de um cartão de memória ou na gestão de recursos que o Windows Phone faz.

Tem como pontos positivos o seu ecrã de dimensões generosas, capaz de dar a máxima área útil sem exceder o que seria lógico, uma câmara frontal de 5 megapixeis, preparada para as selfies e com boa qualidade.

Somado a estes pontos estão mais dois que o destacam dentro da gama Lumia e na sua concorrência. Falamos do facto de ser dual-sim e do seu preço.

Não podemos esquecer que por ser um equipamento de entrada de gama o Lumia 535 tem um preço de 139 euros (loja Microsoft), algo não elevado face ao que dá ao utilizador.

A Microsoft tem sabido investir nestas franjas onde os Lumia e o Windows Phone não tinham qualquer expressão. Mas não se limitou a lançar equipamentos sem qualquer cuidado.

Tem sabido manter a qualidade dos equipamentos, mesmo sabendo que o seu público alvo é menos exigente, garantindo também que o hardware presente consegue correr o Windows Phone e dar uma boa experiência de utilização.

No geral este Lumia 535 mostra-se uma máquina equilibrada para o segmento onde se enquadra, podendo satisfazer qualquer utilizador mais exigente.

A soma de todos os seus pontos positivos batem de longe o que de menos conseguido existe, saindo no final uma máquina que pode surpreender muitos cépticos.


Homepage: Lumia 535

Exit mobile version