Pplware

Louise, a assistente pessoal que existiu antes da Cortana

O momento dos assistentes digitais parece ter chegado em força. Neste momento poucos são os sistemas operativos móveis que não têm presente um destes sistemas para auxiliar os utilizadores.

O mais recente assistente a chegar foi a Cortana, que apesar de estar já operacional ainda não está oficialmente disponível.

Mas se a maioria pensava que a Microsoft foi a última a chegar ao mercado, a verdade é que já em 2011 esta empresa tinha protótipos bastante funcionais! Era a Louise e estava quase pronta a chegar ao mercado.

A chegada dos assistentes pessoais aos dispositivos móveis surgiu com a Apple a lançar a Siri, sendo depois seguida pela Google com o Now. Estes dois assistentes, apesar de funcionarem de forma diferente, acabam por cumprir os seus objectivos de forma quase plena.

A Cortana, o assistente pessoal digital da Microsoft, surgiu apenas agora, estando preparado para ser lançado com o Windows Phone 8.1. Apesar de inicialmente apenas estar apenas disponível nos Estados Unidos, a ideia é que seja rapidamente alargado ao Reino Unido e à China.

Mas a verdade é que já em 2011 a Microsoft tinha versões bastantes completas e funcionais deste assistentes. O seu nome na altura era Louise e cumpria já grande parte do que se esperaria.

Eram versões ainda muito iniciais, mas que abrangiam muito mais do que aquilo que a Cortana hoje consegue cobrir. Era mais abrangente e cobria plataformas onde ainda não existe qualquer versão.

O primeiro vídeo que foi disponibilizado pela Microsoft mostra a Louise a correr num smartphone com Windows Phone 7, e com algumas diferenças fundamentais, provavelmente fruto da ausência de capacidades dos equipamentos.

A maior dessas diferenças está no facto de o Louise ter de ser activado manualmente ao contrário da Cortana, que pode ser activada por voz.

Para além da criação de eventos dentro do sistema, tais como lembretes ou apontamentos, a Louise interagia já com a Internet e com os resultados que dela podia obter.

O segundo vídeo mostra algo que provavelmente poderemos ver num futuro próximo. A Louise a correr num tablet que se pressupõem ter como sistema operativo o Windows RT.

Também aqui o assistente pessoal consegue receber as solicitações do utilizador e apresenta-lhe, baseado nos resultados da Internet, e também dando a possibilidade de realizar acções dentro do sistema.

A Louise foi a base do que a Microsoft usou para criar a Cortana. Já em 2011 se esboçava o que este assistente iria dar aos seus utilizadores e as suas funcionalidades principais.

O facto de ser mostrada a Louise a correr num tablet com Windows RT pode ser uma dica importante para o que se seguirá na evolução da Cortana.

Todos esperam a transposição destes assistentes para os computadores pessoais, mas ainda nenhuma das 3 grandes empresas (Apple, Google e Microsoft) o tentou.

O que acham da Louise face ao que já conhecemos da Cortana?

Exit mobile version