A HP é uma das maiores marcas de tecnologia do mundo, especialmente na área dos computadores e das impressoras. Contudo, a HP atua em várias frentes e também marca presença no mercado de smartphones. O HP Elite X3 é a aposta da marca no segmento dos topo de gama, equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 820, 4GB RAM e Windows 10 Mobile.
A escolha no sistema operativo móvel da Microsoft não era a mais óbvia, tendo em conta a sua situação delicada, mas a HP decidiu optar pelo Windows 10 Mobile devido à sua superior segurança face ao Android.
Apesar de ser um excelente equipamento, o mais poderoso smartphone Windows da atualidade, o HP Elite X3 não foi um sucesso de vendas e por isso seria expectável que houvesse uma quebra no preço para ser mais atrativo aos olhos do consumidor. No entanto, a HP não tem tido uma atitude consistente no que toca ao Elite X3 e recentemente subiu o preço em 23% face ao que anteriormente era praticado.
Este acompanhamento da flutuação de preço do HP Elite X3 tem sido feito pelo site Neowin e é de facto extraordinário analisar as mudanças que a HP impôs no preço do seu smartphone topo de gama.
O Elite X3 começou a ser comercializado em agosto de 2016 por £706,80 (775,01 euros), preço este que já incluia a Desk Dock Continuum. Passados 4 meses, em dezembro, o preço caiu 5% para £673,20 (738,16 euros). No mês seguinte, janeiro de 2017, o preço sobe 12% para as £757,20 (830,27 euros). Ao longo desta maré de subidas e descidas, a HP fez por várias vezes promoções temporárias e ofereceu acessórios.
Mais recentemente, o preço do Elite X3 desceu para valores de £549 mas não se ficou por aí, porque nos últimos dias viu o seu preço aumentar 23%, regressando a £673,20 que é o preço praticado atualmente.
A atitude por parte da HP é no mínimo incomum, tendo em conta que os preços dos equipamentos tendem a baixar com o decorrer do tempo, devido a vários fatores entre os quais o aparecimento de hardware mais recente e atual, à obsolescência normal da tecnologia e, sendo o Elite X3 um smartphone equipado com Windows Mobile, seria expectável ver uma desvalorização ainda mais acentuada do que o padrão, como é comum nos smartphones com este sistema operativo.
O que acha desta flutuação de preços do HP Elite X3 e da sua súbita subida nestes últimos dias? Deixe a sua opinião nos comentários!