Pplware

O Here Maps está a abandonar o Windows Phone

Por muito que não se queira, algumas das grandes aplicações não chegaram ao Windows Phone ou estão simplesmente a abandoná-lo. Depois da confusão com o Spotify, que ia sair mas afinal fica, é agora a vez de uma certeza. O Here Maps vai ser descontinuado no Windows Phone e desta vez não há qualquer confusão.

O Here Maps e as restantes aplicações Here são das mais antigas que podiam ser encontradas na loja de aplicações do Windows Phone. A Nokia fez questão de trazer estes seus serviços para esta plataforma muito antes de chegar a outras e manteve-as activas e actualizadas mesmo durante os períodos conturbados da empresa.

A decisão de abandonar o Windows Phone aplica-se ao Here Maps e às restantes aplicações Here, surgindo apenas depois da Nokia ter vendido o Here a um consórcio alemão, o que poderá ter levado a esta mudança. A empresa mostrou que é uma decisão puramente de negócio, uma vez que na verdade o Here vai-se manter dentro do Windows 10 Mobile, mas na aplicação de Mapas da Microsoft.

Mas a sua saída do Windows Phone e do Windows 10 Mobile será feita de acordo com alguns planos bem definidos e em alguns casos não será sequer possível de acontecer. A sua remoção da loja de aplicações será feita no final deste mês e a 30 de Junho deixa de funcionar de forma completa.

O Here Maps no Windows 10

A Here tomou a decisão de não fazer evoluir as suas aplicações e transpô-las para o Windows 10. Segundo a empresa este processo levaria a que a aplicação tivesse de ser totalmente reconstruída.

Apesar de estar a funcionar no Windows 10 Mobile, é apenas com recurso a um truque que se tem mantido operacional. O problema é que esta alteração que agora permite o funcionamento do Here Maps vai desaparecer no dia 30 de Junho, deixando-o inoperacional. Para preparar esse momento a aplicação será removida da loja já a 30 de Março.

O Here vai continuar no Windows 10 Mobile, mas dentro da aplicação oficial de Mapas deste sistema. A sua base é o Here e muitas das funcionalidades vão estar presentes.

O Here Maps no Windows Phone

O caso do Here Maps nos Windows Phone é mais complicado, uma vez que está já enraizada e muito dependente do próprio sistema operativo.

A decisão neste caso é ligeiramente diferente e a aplicação manter-se-à funcional. No entanto não vai receber qualquer actualização ou melhoria. Também os mapas vão deixar de ser actualizados.

A decisão da Here parece ser irrevogável e vai deixar de fora mais uma das principais aplicações que existiam na loja. Presente no Windows Phone desde sempre, é agora hora do Here Maps se aposentar e deixar espaço para a aplicação Mapas fazer o seu serviço pelos utilizadores do Windows 10 Mobile.

Exit mobile version