A inovação é feita com determinados princípios e com algumas linhas directrizes. A Microsoft sabe que tem um sistema operativo móvel capaz de evoluir num sentido em que não colide com mais nenhum concorrente. Basicamente só necessita de tirar partido da sua “máquina empresarial”, que é o mesmo que dizer “adaptar ao Windows Phone 8.1 os princípios do Windows”.
Uma das melhores estratégias é oferecer aos seus utilizadores as melhores ferramentas que estes conhecem já do seu computador. O Windows Phone 8.1 irá receber o Gestor de Ficheiros.
Uma das questões que nos salta logo à ideia é “mas isto não é tão básico que deveria vir nativo”? Bom, de facto é verdade, mas o Windows Phone ainda está a ramificar, ainda não está um sistema completo ao ponto de servir o utilizador em tudo o que este necessita, mas por outro lado… nem o iOS nem o Android têm um sistema nativo de gestão de ficheiros.
Agora, perante o que tem vindo a público, qual será mesmo o poder e a abrangência desta nova ferramenta?
Se for de um acesso elevado, então irá permitir uma manipulação dos ficheiros de sistema do Windows Phone, facilitando a vida aos programadores, o que poderá significar uma forte possibilidade da Microsoft enveredar por esse caminho.
Mas então não será em nada diferente de algumas apps de terceiros que existem na Windows Phone Store, basicamente é a Microsoft a considerar que essa funcionalidade é basica e deve estar ao serviço de todos os utilizadores do Windows Phone 8.1.
Seja como for e considerando que é útil, tal como vimos nos screenshots em cima, poderá destacar-se do sistema operativo móvel da Apple e da Google, mas estes têm já o mercado feito e não será esta funcionalidade algo que seja assim tão importante. Mas… no Windows Phone poderá ser uma espécie de controlo mais básico e primitivo (mas muito útil), como havia no Windows Mobile e tanto jeito dava para gerir os ficheiros como entendêssemos.