O mercado dos dispositivos móveis de comunicação tem crescido e popularizado algumas máquinas ricas em recursos. O tradicional telefone para receber e fazer chamadas, passou definitivamente à história. Estamos na era dos smartphones.
Pequenos, leves e completos. São escritórios administrativos, são máquinas lúdicas com recursos multimédia de fazer inveja a algumas consolas. São objectos de desejo onde nórdicos, asiáticos e norte americanos, ambicionam a frente do pelotão, quem ganhará esta volta?
Há um ano falávamos da hegemonia do iPhone e dos muitos “iPhone Killers”, mas o mercado filtrou necessidades e apontou caminhos. Apareceram então as tradicionais marcas de telemóveis a tentar cativar o consumidor para a sua oferta.
O mercado mais apetecido, pela disponibilidade económica, é o mercado profissional. Neste sector há uma marca que ao longo desta última década tem vindo a vincar a sua qualidade. Refiro-me claro está à BlackBerry. Esta empresa norte americana há muito que opera num mercado competitivo e difícil nas escolhas dos consumidores. Sempre com um aspecto rígido, sóbrio e muito tradicional, o BlackBerry era visto como um dispositivo conceptual destinado a um nicho de mercado.
Esta marca norte-americana foi pioneira em diversos aproveitamentos do mercado móvel, lembro por exemplo o push mail, substituto nos Estados Unidos do nosso SMS (Short Message Service) usando os serviços BlackBerry Enterprise Server ou BES.
A título de curiosidade lembro que o SMS originalmente foi projectado como parte do GSM, um aproveitamento de 160 caracteres que sobraram e que Matti Makkonen, um engenheiro finlandês transformou num hábito e numa fonte de lucro para as operadoras. Foi um ponto de destaque quando a BlackBerry antecipou para o mercado norte-americano uma alternativa, pois ao não implementarem o GSM perderam a função SMS.
Ficando com a ideia assente que BlackBerry é sinónimo de fiabilidade e profissionalismo, passo à análise propriamente dita, deste smartphone para homens de barba rija.
Começo por deixar algumas das características que classificam esta máquina.
Características:
- Ecrã: LCD TFT com resolução de 480 x 360 pixeis x 65k cores
- Câmara: de 3.2 MP, zoom digital de 2x, flash incorporado e auto focus
- Memória: ROM de 1GB e RAM de 128MB SDRAM
- Processador: Qualcomm MSM7600 528 MHz
- Telefone: GSM a 850/900/1800/1900 MHz.
- GPS: Integrado
- BlackBerry® Maps
- Bluetooth: Com suporte para Bluetooth stereo
- Multimédia:
- Formatos suportados de áudio: MP3, AAC, AAC+, eAAC+, WMA, WMA ProPlus
- Reprodução e gravação de vídeo: Sim
- Formatos suportados de vídeo: MPEG4 H.263, MPEG4 Part 2 Simple Profile, H.264, WMV
- Auscultadores de jack 3.5mm
- Browser, Organizer, Gestão de dados empresariais
- Wireless Email
- SMS/MMS
- Bateria: Lithium Ion de 1400 mAh (6 horas de conversação e 15 dias em standby)
- Peso: 155 gramas, 112 mm de altura, 62 mm de largura e 14 mm de profundidade
- Teclado virtual: QWERTY
- Sistema Operativo: BlackBerry OS 4.7
Touchscreen
O BlackBerry vem equipado com um ecrã diferente. Além de touch a marca introduziu uma conceito “clique” com a tecnologia ClickThrough que aumenta o realismo do apertar da tecla. Faz a diferença e diminui o clique acidental. Ao adicionar a esta tecnologia, o utilizador verá a tecla ou ícone, linha e opção iluminada com um glow azul intenso antes de premir o ecrã. Um ponto incomodo é ao escrever, pois as letras são destacadas em azul conforme referi, mas deveriam ser ampliadas num pop-up, como conhecemos do iPhone ou do LG Vu.
O teclado QWERTY em modo horizontal ou o SureType em modo vertical facilita a utilização dos vários campos de texto. Há elementos muito parecidos com o iPhone, dando a este dispositivo um toque muito “user-frendly”.
Ecrã
O ecrã é dos melhores que o mercado já recebeu. Com uma resolução de 480 x 360 e 184 píxeis por polegada, é provavelmente o melhor ecrã do mercado. Apresenta um contraste e brilho acentuados, marcantes, cores garridas sem cair no exagerado e permite ângulos de visualização incríveis. Experimente ver um filme neste fantástico ecrã – o Storm suporta vários formatos de áudio e vídeo.
Este equipamento vem equipado com memória interna de 1GB e com um cartão de memória microSD de 8 GB e suporta Bluetooth stereo.
O Storm, o primeiro dispositivo da RIM sem teclas e com ecrã táctil definitivamente voltado ao consumidor, não perdeu no entanto o coração de BlackBerry: poderá encontrar ferramentas administrativas como edição de documentos do Office, pesquisa integral de e-mails, suporte ao Exchange – sim tudo o que um “cliente” BlackBerry deseja ter. Claro, vemos os “vícios” da sociedade moderna também no BlackBerry, por exemplo BlackBerry Maps, o BrickBreaker, o Facebook e muitas outras ferramentas sociais pré-instaladas.
Envio e recepção de mensagens
O BlackBerry oferece uma experiência única nesta forma de comunicar. Integre todas as suas contas de correio electrónico, profissionais e pessoais, numa única conta de e-mais enviando e recebendo mails com todo o conforto e funcionalidade.
As operadoras que distribuem este equipamento, disponibilizam um serviço único desenvolvido especialmente para os BlackBerry. Este serviço contempla um alojamento individual onde todas as mensagens e serviços estão unicamente ligados a si, através do seu BlackBerry. Este serviço diferencia-se de todos os outros pela qualidade, rapidez e fiabilidade implementada no correio electrónico, por exemplo.
Conclusão:
Este smartphone está muitíssimo bem equipado. Há pontos negativos como o peso e o tamanho que estão um pouco desproporcionais face à tendência do mercado. Além disso, e na minha opinião, o grande pecado está na ausência de Wi-Fi. Porque razão não incluíram Wi-Fi?
A RIM está já a preparar a nova versão deste fantástico smarthphone, prevendo assim um aumento considerável de utilizadores BlackBerry. É a aposta para um segmento já de si muito popularizado.