Pplware

Afinal ainda existem novas builds para o Windows 10 Mobile

A decisão da Microsoft de abandonar o Windows 10 Mobile e de parar de criar novidades parecia irrevogável e até lógica para muitos. Mas, a verdade é que esta semana a empresa mostrou o contrário, ao lançar várias atualizações.

Parece estar assim a contrariar a sua decisão, até porque algumas novidades chegaram na forma de novas builds do programa Insiders, algo que estava claro que não iria acontecer.


No final do ano passado ficaram claros os planos da Microsoft para o seu sistema operativo móvel. Sem novos equipamentos a serem lançados da gama Lumia e sem fabricantes a apostar neste sistema, o natural seria a sua morte gradual. Garantidas estavam as atualizações de segurança, mas sem planos certos para o seu lançamento.

As novas builds do Windows 10 Mobile

Foi por isso que muitos estranharam esta semana a chegada de mais uma atualização, que de melhorias apenas trazia algumas otimizações e novidades para a app Fotografias.

Para deixar ainda mais baralhados os utilizadores, a Microsoft resolveu agora lançar outra atualização, desta vez diretamente no programa Insiders e fora dele. As builds 15254.249, para os Insiders no Fast e Slow Ring, e 15254.248, para os restantes utilizadores, podem agora ser instaladas, sem que se saibam quais as novidades que trazem.

Apesar deste desconhecimento das novidades inseridas nestas builds, registou-se que a 15254.249 veio resolver um problema bem conhecido e relacionado com a leitura de PDFs. Este problema era foi detectado desde a última atualização cumulativa e a Microsoft reagiu lançando esta atualização para os seus utilizadores do programa Windows Insiders.

O problema que esta atualização veio resolver

O problema residia na incapacidade do Edge de abrir PDFs, sendo recomendado pela Microsoft que fosse usada a app Reader. Curiosamente esta app foi retirada da Store há algum tempo, estando inacessível e sendo impossível de instalar de outra forma.

Solução para os utilizadores fora do programa Insider

Tendo em conta o problema presente no Edge na leitura de ficheiros PDF e a ausência da aplicação Reader da Microsoft Store, a solução passará por usar outras aplicações que estejam capacitadas para tal. A Adobe tem uma aplicação para Windows 10 Mobile, que os utilizadores poderão usar para ler e consultar PDFs enquanto a Microsoft não resolve o problema desencadeado na atualização cumultativa 15254.248 de terça-feira.

Tudo aponta para que esta nova build no programa Windows Insider seja apenas uma solução pontual para um problema causado pela última atualização e que não devem ser retomados os desenvolvimentos de novas funcionalidades. A Microsoft prepara novidades para os dispositivos móveis, mas estas não vão passar pelo Windows 10 Mobile.

O fim das builds do Windows 10 Mobile

Exit mobile version