À margem de todos os problemas e confusões que têm assolado o WhatsApp e os seus utilizadores, este serviço continua a ser melhorado. As pequenas melhorias e otimizações continuam a ser preparadas e testadas.
Uma das áreas do WhatsApp que parece estar a preparar-se para ter novidades é a da partilha de fotografias. A mais recente versão de testes mostrou ter presente uma nova forma de proteger as imagens partilhadas pelos utilizadores.
Mais novidades a caminho do WhatsApp
Tal como muitas outras vezes, as novidades do WhatsApp surgem da análise das novas versões. Por norma estas estão escondidas e a serem testadas de forma interna para detetar problemas ou situações anormais e que precisam de ser corrigidas.
A mais recente novidade está focada nas imagens e na sua partilha entre utilizadores. Vão passar a poder ser temporárias e desaparecem de forma automática ao fim de algum tempo das conversas com outros utilizadores.
Partilha de imagens vai mudar muito
Este processo será controlado durante a escolha das imagens a partilhar. Uma nova opção estará presente e permitirá então tornar a partilha temporária, notificando o utilizador que a mesma será eliminada após sair da conversa.
Para proteger as imagens e o conceito de imagem efémera, o WhatsApp preparou algumas medidas adicionais. Estas não vão poder ser descarregadas ou gravadas pelos participantes da conversa, ficando assim contidas e protegidas dentro do WhatsApp, de onde não devem sair.
WhatsApp is working on self-destructing photos in a future update for iOS and Android.
• Self-destructing photos cannot be exported from WhatsApp.
• WhatsApp didn't implement a screenshot detection for self-destructing photos yet.Same concept from Instagram Direct. ⏱ pic.twitter.com/LLsezVL2Hj
— WABetaInfo (@WABetaInfo) March 3, 2021
Não é perfeito a proteger os utilizadores
Curiosamente, e do que é visto por agora nesta versão, há uma medida simples e básica que não foi implementada pelo serviço. Continua a ser possível fazer captação das imagens da app do WhatsApp e assim ter acesso posterior ao que foi partilhado.
Após ter criado as mensagens que desaparecem, este conceito segue agora para a partilha de imagens. Na verdade, este é similar ao que já existia noutras apps e noutros serviços, mas parece agora chegar ao WhatsApp onde será certamente muito bem recebido.