Pplware

WhatsApp: Informação dos utilizadores cai em servidores externos

O WhatsApp é claramente uma das plataformas de comunicação mais completas e também das mais populares. Em termos de segurança, o WhatsApp é, dentro do seu segmento, uma das que garante melhor confidencialidade dos dados uma vez que as comunicações são cifradas ponto a ponto.

Segundo um vídeo agora revelado, o WhatsApp passa informação dos utilizador para servidores externos.


Não foi há muito tempo que foi lançada mais uma versão do WhatsApp. No entanto, segundo um vídeo publicado recentemente pelo Youtuber Colin Hardy, o WhatsApp passa informação do utilizador para servidores externos, sendo que essa informação pode permitir, por exemplo, a localização do utilizador.

Como é que a informação é passada?

Uma das funcionalidades integradas no WhatsApp é o preview de links que são partilhados numa janela de chat. Quando o utilizador partilha um link, por exemplo de um site, o WhatsApp valida esse URL solicitando informações ao servidor (Exemplo: Se partilhar o endereço do site Pplware, o whatsApp vai validar se o site existe para fazer o preview). É então nesse momento que o endereço associado ao dispositivo, que tem o cliente de WhatsApp em execução, é passado para o lado do servidor. Com essa simples informação é possível saber, entre outras coisas, a localização de um determinado utilizador.

Para perceberem como tudo acontece, vale a pena ver o seguinte vídeo:

Ao contrário de outros serviços que usam servidores para fazer esse trabalho de validar um determinado URL de um site, o WhatsApp usa o próprio endereço do cliente para realizar o pedido. Esta não é certamente uma boa política, até porque, desta forma, passa a ser possível fazer o tracking do cliente.

Exit mobile version