Pplware

WhatsApp receberá nova função para proteger as suas mensagens

O WhatsApp é o serviço de mensagens e comunicações instantâneas mais popular do mundo. Com efeito, esta app é utilizada diariamente por milhões de utilizadores em todo o mundo. Posto isto, é com naturalidade que vemos agora esta empresa detida pelo Facebook a testar uma nova e crucial implementação em Android.

Algo que lhe permitirá manter todas as suas mensagens em segurança, a qualquer momento!


A plataforma detida pelo Facebook continua a ser a escolha favorita para milhões de pessoas. Em primeiro lugar pela simplicidade de comunicação, configuração, ou pelo simples facto de grande parte dos seus conhecidos a utilizar. Além disso, é gratuita, tanto para Android, bem como para iOS, ou na versão Web.

As novidades a caminho da app WhatsApp para Android

Contudo, como qualquer utilizador do WhatsApp lhe dirá, há um sem-fim de mensagens a circular dentro da plataforma. Desde as cordiais saudações de bom-dia dentro dos grupos até a assuntos mais privados. Ora, perante tal facto é normal que o utilizador queira salvaguardar esses mesmos conteúdos de olhares indiscretos.

Nesse sentido, há uma procura por meios de segurança adicionais, sobretudo para o WhatsApp. Algo que pode ir desde um código de bloqueio específico para a app, ou uma aplicação de terceiros com vista a bloquear o WhatsApp, assegurando-o. No entanto, a própria app está agora a testar um novo método de segurança.

 

Ainda que algumas fabricantes já ofereçam meios para “bloquear” especificamente uma app, não deixa de ser uma solução externa. Posto isto, na sua app para Android, o WhatsApp está já a implementar o bloqueio e desbloqueio com recurso à impressão digital. Algo que salvaguardará todos os seus conteúdos e mensagens.

O reforço da segurança nesta plataforma do Facebook

De acordo com a investigação da WABetaInfo, o WhatsApp para Android, na sua versão Beta v2.19.221, permite que os utilizadores apliquem este mecanismo. Isto é, uma forma eficaz que a aplicação só será desbloqueada mediante a verificação da impressão digital registada previamente pelo utilizador.

 

De outro modo será completamente impossível ler as mensagens do WhatsApp. Não obstante, será possível atender chamadas, mesmo sem ter que proceder ao desbloqueio da app. Algo que acaba por proteger os conteúdos enviados através desta plataforma de comunicações instantâneas detida pelo Facebook.

Proteja as suas mensagens de olhares indiscretos

Para tal, é preciso que o seu smartphone Android tenha um leitor de impressões digitais. Em seguida, terá que utilizar a versão beta supracitada. Mais ainda, é necessário que o sistema operativo seja o Android Marshmallow, ou mais recente. Em seguida poderá então ativar este novo mecanismo de segurança.

Cumprindo estes passos, encontrará o mecanismo em WhatsApp – Definições – Conta – Privacidade – Fingerprint Lock, ou bloqueio por impressão digital. Ativando esta opção, deverá registar a sua impressão digital e a partir daqui terá os seus conteúdos mais protegidos.

 

Note-se ainda que poderá responder diretamente às mensagens recebidas no WhatsApp a partir da barra de notificações. Isto é, a partir das respostas rápidas. Poderá também, tal como referido supra, atender as chamadas recebidas sem ter que abrir a app no seu dispositivo móvel Android.

Com efeito, só ao abrir a aplicação WhatsApp no seu Android é que terá de se autenticar. Algo que visa assim proteger todos os seus conteúdos. Mais ainda, poderá optar por ocultar o conteúdo das notificações apresentadas caso o novo método de bloqueio e segurança esteja ativo.

Já em testes na versão beta v2.19.221 para Android

Ainda que tal seja um pouco restritivo, certo é que reforçará a segurança do WhatsApp. A partir daqui, a escolha fica a cargo dos utilizadores que poderão assim ter dois níveis de segurança. O primeiro, sendo o do smartphone, ao passo que o segundo passa então a ser a nova “barreira” da aplicação propriamente dita.

Por fim, reiteramos que esta função está a ser distribuída apenas no canal Beta para Android. Mais concretamente, a partir da versão v2.19.221 que poderá também instalar paralelamente com o ficheiro APK que poderá descarregar a partir desta ligação – APKMirror.

Esta mesma implementação poderá chegar à versão estável para Android, já disponível para iOS.

Leia mais…

 

Exit mobile version