Pplware

Vivo X80 Pro: Este smartphone “bate” um iPhone?

O mercado dos smartphones continua em crescimento, mas parece que estamos num período de estagnação de inovação. Mais componente/menos componente, os smartphones oferecem quase o mesmo dentro do segmento onde são classificados.

Mas a Vivo, com o X80 Pro “deu um passo à frente” e finalmente temos um smartphone que “oferece algo mais”.


O Vivo X80 Pro foi anunciado na Europa no passado dia 15 de junho, num evento com o nome vivo Xpedition, que se realizou em ZEISS-Großplanetarium, em Berlim. Apesar da chinesa Vivo, criada em 2009 na China,  não ser muito conhecida em Portugal, e estar a angariar mercado no nosso país, a marca está nas primeiras posições do ranking das marcas que mais smartphones vende.

Destaque ainda para o evento que a empresa realizou em Berlim, para anunciar a chegada do equipamento à Europa, pelo facto de ser diferença e de garantir uma fantástica experiência aos jornalistas. Na prática a empresa “passou-nos” o smartphone para as mãos, e criou um circuito com um conjunto de cenários para teste e experiência com as câmaras fotográficas e vídeo (sim, o poder do smartphone está neste componente). Podemos já adiantar que o sistema de imagem desenvolvido pela Vivo e pela Zeiss apresenta conteúdos finais soberbos!

De relembrar também que em 2016, a Vivo conseguiu mesmo arredar a Xiaomi do TOP 5 das que mais smartphones vendem na China. Na altura a empresa vendeu perto de 79 milhões de smartphones no período. Mas vamos ao poderoso, encorpado e interessante  Vivo X80 Pro.

Vivo X80 Pro… que maquinão…

O Vivo X80 Pro é um smartphone com um design minimalista na parte frontal e que apresenta uma “artilharia” de câmaras na parte traseira com a marca da Zeiss em destaque.

O equipamento é ligeiramente pesado (219 gramas), o que não é um ponto fraco, pois em mãos, sentimos que estamos perante um smartphone compacto e construido com materiais de alta gama.

Na caixa está disponível uma capa ligeiramente rugosa para a traseira, que nos garante que o equipamento não desliza com facilidade e também que garante a proteção do mesmo.

Ao nível do ecrã estamos perante um painel AMOLED capacitivo multitoque, e com 6,78″ e uma taxa de atualização de até 120 Hz.

O ecrã é ligeiramente curvo, o que nos garante uma experiência de “profundidade”. Tem boas cores, um fantástico contraste e uma boa resolução. A taxa de refrescamento pode ir até aos 120 Hz (o smartphone tem um modo inteligente para gerir esta funcionalidade).

Segundo as especificações, este smartphone tem uma bateria de 4700 mAh o que dará para (facilmente) um dia. Vem com um carregador de 80W – Flash Charge, o que permite carregamentos muito rápidos (menos de 40 min para carregar na totalidade). No equipamento que tivemos acesso, foi-nos também disponibilizado um carregador para realizar carregamentos sem fios (Carga Flash de 50 W sem fios).

O processador é um Snapdragon 8 Gen 1, um dos mais poderosos da atualidade. O equipamento tem 256 GB de memória de armazenamento e 12 GB de RAM, componentes que ajudam no poderia do equipamento.

Outro destaque é o sensor do impressões digitais, que é surpreendentemente rápido e que se encontra integrado no ecrã.

Ao nível das câmaras o Vivo X80 Pro vem com 4 traseiras e uma frontal. As câmaras traseiras têm 50 MP (ultra-sensorial, com sensor GNV e estabilização ótica de imagem (OIS)), 48 MP (grande angular), 12 MP (câmara de retrato gimbal), 8 MP (câmara periscópica) e a frontal 32 MP.

Resumo das Especificações do Vivo X80 Pro

Este smarpthone destaca-se em vários aspetos e por integrar tecnologias topo de gama. Aqui ficam as principais características e tecnologias que fazem parte do Vivo X80 Pro.

Expetativas: Como funcionará toda a tecnologia do sistema de imagem anunciada num smartphone? Como se comporta ao equipamento ao nível do processamento de imagem? Será que a diferença para u  iPhone 13 Pro Max (que uso atualmente e um dos melhores da atualidade) vai-se sentir facilmente? Vamos saber num próximo artigo.

O Vivo X80 Pro custa em Portugal 1299 euros.

Exit mobile version