Cada vez mais as aplicações consomem recursos de forma anormal, exigindo cada vez mais aos smartphones. São bem conhecidos os exemplos de aplicações com este comportamento e que acabam por gerar queixas dos utilizadores.
O Twitter quis fugir deste cada vez mais normal comportamento e resolveu criar uma versão mais ligeira da sua app. O Twitter Lite está disponível e pode ser já usado por todos.
A ideia subjacente ao Twitter Lite é que seja escasso no consumo de recursos, mas que mantenha as mesmas funcionalidades que a versão anterior tinha disponíveis.
Para o conseguir, não criou uma nova aplicação, com código revisto e com a remoção de funções, mas resolveu melhorar de forma substancial a versão mobile do seu site.
Desta forma criou uma Progressive Web App (PWA) em colaboração com a Google, tornado o acesso a esta rede social mais rápido e mais simples de usar. Pode ser considerada a versão web da sua app, que assim corre no browser e consome muito menos recursos.
O que é o Twitter Lite?
O Twitter Lite traz assim aos utilizadores dos dispositivos móveis tudo a que estes se habituaram, com a diferença que está mais rápido, mais acessível e que até funciona sem estar ligado à Internet, com limitações naturais.
Para usar o Twitter Lite só precisam de aceder a mobile.twitter.com e, se preferirem, adicionarem esse site ao ecrã principal. Dai em diante podem chamar o Twitter Lite diretamente desse atalho.
Esta foi a solução do Twitter para conseguir ter uma aplicação mais leve, que consome menos recursos e que, por isso, consegue ser mais apelativa para a maioria dos smartphones.