Pplware

Tráfego de dados móveis aumentou 33% em apenas um ano, segundo relatório da Ericsson

Se há vários anos as pessoas só acediam à Internet a partir de redes fixas, por cabo ou Wi-Fi, atualmente os utilizadores conseguem navegar em praticamente qualquer lugar do mundo, através das redes móveis. E de acordo com um recente relatório da Ericsson, o tráfego de dados móveis aumentou 33% em apenas um ano.


Tráfego de dados móveis aumentou 33% num ano

De acordo com os dados revelados no último relatório de mobilidade da Ericsson, designado de Mobility Report, o tráfego de dados móveis a nível global aumentou 33% em apenas um ano, mais concretamente entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023. Já comparativamente ao primeiro trimestre de 2023, esse aumento foi de 6%.

Ao todo foram movimentados 134 Exabytes por mês e os dados do relatório indicam que, em todo o mundo, foram atingidas 8,3 mil milhões de ligações móveis no segundo trimestre de 2023, o que representa um aumento de 40 milhões de conexões face ao primeiro trimestre deste ano.

No relatório da empresa de comunicações sueca, é ainda referido que este aumento no tráfego de redes móveis se deve em grande parte à visualização de vídeos. É ainda indicado que a quantidade de dados que se movimentam nas redes móveis aumentou 7 vezes ao longo dos últimos cinco anos.

Através de uma análise por regiões, conclui-se que regiões como a Índia, China e Estados Unidos, são das que têm o maior aumento de ligações. É ainda referido que as conexões por via da rede 5G aumentaram em 175 milhões, num total de 1,3 mil milhões em todo o mundo.

Possivelmente este era um aumento esperado pelos utilizadores, uma vez que é gradualmente mais comum levarmos a Internet para todo o lado através das redes móveis. Ou seja, as pessoas cada vez menos se limitam às redes WiFi pois querem estar sempre ligados à rede em qualquer lugar.

Este relatório é elaborado pela Ericsson desde 2016 e mostra o volume do tráfego global a cada trimestre. Pode consultá-los a todos na íntegra aqui.

Exit mobile version