O Livro de Reclamações online tem como objetivo simplificar e modernizar o processo de apresentação e acompanhamento de reclamações. O serviço está disponível online desde 1 de julho de 2017, dando ainda mais funcionalidades ao utilizador, comparativamente com o formato físico.
Assim, de modo a ajudar os utilizadores, está também disponível uma app para dispositivos móveis que permite usar o serviço.
Reclame e elogia facilmente a partir do seu smartphone Android ou iOS
A aplicação móvel do Livro de Reclamações permite aos utilizadores, de uma forma simples e acessível, ter acesso a submeter e consultar Reclamações, Elogios e Sugestões. Desta forma, quando uma reclamação é submetida, é enviada automaticamente quer a entidade reclamada, quer para a entidade reguladora do setor.
Por conseguinte, ao usar o telemóvel para fazer reclamações, elogios ou sugestões, a app tira partido do GPS de forma a identificar facilmente o operador económico. Além disso, o operador pode também ser facilmente identificado através de um conjunto de filtros.
De modo a utilizar o Livro de Reclamações, o utilizador poderá apresentar apenas uma “reclamação simples” ou então argumentar com informação que a sustente. Além de texto, pode anexar imagens, tirar fotografias e também enviar mensagem áudio.
Em conclusão, após submeter a reclamação, o cliente recebe uma cópia da mesma no seu e-mail. Para além disso, deverá ainda receber da entidade reclamada, uma resposta à sua reclamação, no prazo de 15 dias úteis.