Com o tempo, os smartphones vão perdendo as suas capacidades e acabam por ficar obsoletos. Este é, infelizmente, um processo normal e que leva a que estes se vão acumulando e não possam ser usados noutras funções ou tarefas, de forma normal e direta.
A Samsung tem consciência deste problema e por isso criou o programa Galaxy Upcycling at Home, que permite reciclar estes smartphones para novas tarefas. Chegará na forma de uma atualização e dará uma nova vida a todos os equipamentos mais antigos.
Samsung quer reciclar smartphones
Foi no recente evento que promoveu na CES 2021 que a Samsung revelou uma novidade para os seus smartphones da linha Galaxy. Ao contrário do que é normal, esta não se dedica aos smartphones mais recentes, mas sim aos mais antigos e que muitos até já nem utilizam.
Com o programa Galaxy Upcycling at Home a marca coreana quer dar uma vida nova a todos estes smartphones. Entende que pode dar-lhes novas funcionalidades e torná-los em dispositivos IoT, que assumem novas funções, em áreas cada vez mais importantes.
Galaxy Upcycling at Home é a nova possibilidade
Apesar de ter muitas possibilidades, a Samsung focou-se em 2 ou 3 funcionalidades dentro do lar. Falamos inicialmente na possibilidade destes smartphones serem usados como monitores para bebés, detetando o choro o comunicando depois a outros dispositivos.
Uma outra área, similar no funcionamento, está no acompanhamento de animais de estimação. Mais uma vez recorrendo à identificação de sons, que usa a IA para poder entender o que está a ser pedido, os donos podem monitorizar os seus animais de estimação.
Uma nova vida para estes dispositivos da Samsung
Por fim, e apenas como outro exemplo a ser usado para o Galaxy Upcycling at Home, está no auxílio à domótica. Estes smartphones podem ser usados como detetores de luz para assim poderem controlar a iluminação de uma casa ou de um espaço.
Não se sabe ainda quando esta atualização chegará e nem para que dispositivos é dirigida. É uma forma inteligente da Samsung renovar e reciclar um vasto número de dispositivos que de outra forma acabariam no lixo. Assim, consegue reduzir a pegada ecológica ao dar uma vida nova a estes equipamentos ainda capazes de serem usados.