O mercado dos smartphones é feroz e as marcas precisam de se adaptar não apenas às exigências dos consumidores, mas também ao que os concorrentes oferecem.
A Sony, um dos gigantes desta indústria, está agora a ponderar abandonar o mercado dos smartphones caso os lucros do ano de 2016 não sejam satisfatórios.
Está em curso uma grande reestruturação no seio da Sony, que pretende a muito breve trecho, voltar aos lucros e retomar a sua posição de destaque no mundo da tecnologia.
Todas as diferentes medidas estão a mostrar resultados, mas a divisão móvel ainda não conseguiu quebrar o ciclo negativo que atravessa e ainda apresenta prejuízo.
A ideia do CEO da empresa, Kazuo Hirai, é que esta divisão volte aos lucros já em 2016 ou que pelo menos ultrapasse a barreira das perdas, conseguindo chegar a um ponto de estabilidade.
As palavras de Kazuo Hirai são explicitas e traçam de forma bem clara o destino da Sony Mobile para o futuro. Caso não regresse a um ponto onde, pelo menos, não existam perdas, vão ser encontradas alternativas que passam pela venda ou simples abandono pela marca deste mercado.
“We will continue with the business as long as we are on track with the scenario of breaking even next year onwards.
Otherwise, we haven’t eliminated the consideration of alternative options.
Um dos cenários possíveis a aplicar na divisão móvel da Sony é, o que foi feito com a divisão Vaio, que foi vendida a um grupo chinês.
As razões para que os lucros da Sony estejam muito abaixo do esperado pela empresa são: estar associada ao ecossistema Android e à vasta oferta que as marcas chinesas têm no mercado.
Dificilmente a Sony consegue competir com estas empresas em termos de preços, o que é um factor importante neste momento.
Os números de vendas da Sony não muito baixos, conseguindo apenas 17,5% do mercado no Japão e uns quase inexistentes 1% no mercado norte americano.
Grande parte das esperanças da Sony assentam nos novos modelos apresentados na IFA deste ano. Os novos Z5 mostraram-se ser máquinas de elevadas performances e com características únicas. Em particular o Z5 Premium, com o seu ecrã de resolução 4K, que é o primeiro a conseguir esta proeza.
A decisão da Sony está tomada e o seu desfecho final está agora nas mãos dos consumidores, que podem conseguir que a marca volte aos lucros e assim manter-se no mercado.