Apresentado a 5 de dezembro de 2018, o processador Snapdragon 855 é o novo topo de gama da Qualcomm. Será, inegavelmente, um standard de qualidade para todo e qualquer smartphone Android lançado durante o ano de 2019.
Por conseguinte, toda a indústria e consequentemente os entusiastas de tecnologia, querem conhecer o seu potencial. Algo que se pode ter acabado de materializar com a recente divulgação de um interessante teste de benchmark.
O teste em questão foi realizado na plataforma Geekbench no passado dia 4 de janeiro, na versão 4.3.2 deste serviço. É possível ver a sua pontuação de 3545 e 11150 para o teste single-core e multi-core, respetivamente.
Este teste produz uma pontuação sintética que pode ser utilizada como meio de comparação de vários dispositivos. Nesse sentido, cumpre salientar que uma grande pontuação não se traduz, obrigatoriamente, numa grande performance na vida real. É apenas um indicador.
Assim sendo, o teste terá sido efetuado num smartphone Android criado apenas para este efeito. Por outras palavras, um suporte funcional para ser possível testar as capacidades do processador Snapdragon 855 da Qualcomm.
Neste caso em concreto temos um smartphone com o sistema operativo Android Pie 9.0. Conta também com um total de 6 GB de memória RAM bem como o supracitado SoC.
Snapdragon 855 – mais algumas conclusões
O Snapdragon 855 registou uma frequência base de processamento a 1.78Ghz. Recordando o artigo da sua apresentação oficial, estes serão os 4 núcleos encarregues das tarefas base.
Entretanto teremos também um total de 3 núcleos dedicados às tarefas mais exigentes no seu futuro smartphone Android. Estes apresentarão uma frequência máxima de processamento a 2.42Ghz.
Por último temos também um último núcleo que chegará aos 2.84Ghz, estando encarregue do “boost” de performance. Por outras palavras, só mesmo para as apps e tarefas mais exigentes do seu smartphone Android.
O Snapdragon 855 da Qualcomm deverá estar presente em praticamente todos os novos dispositivos Android de topo. Começando pelo Samsung Galaxy S10 (não a variante que chegará à Europa), bem como o promissor OnePlus 7.
Em jeito de comparação, o Snapdragon 845 obteve uma pontuação de 2378 e 8132 nos testes single-core e multi-core, respectivamente. Assim sendo, com 3545 e 11150 pontos, o Snapdragon 855 promete ser consideravelmente mais poderoso.