Pplware

Snapdragon 810 traz problemas ao Xperia Z5 Compact

O Snapdragon 810 era um dos SoCs que mais prometia para revitalizar os dispositivos móveis e dar-lhes uma ainda maior capacidade de processamento. Mas a verdade é que a Qualcomm e os fabricantes acabaram por ter ali uma fonte de problemas, graças ao excessivo aquecimento.

A Sony voltou a apostar neste SoC para a sua gama Z5 e, mesmo trabalhando para resolver as suas questões, acabou por ter agora um problema em mãos, com o Z5 Compact.

São por demais conhecidos os problemas que afectam o Snapdragon 810 nos diferentes smartphones onde é usado. O aquecimento originado por este SoC acaba por causar problemas de performance e até de funcionamento.

Muitas das marcas que o têm a uso acabaram por resolver o problema com recurso a actualizações de software, que para além e eliminarem o problema de aquecimento acabaram também por reduzir as prestações, limitando a sua utilização.

Quem está agora a investir neste SoC para máquinas novas tem de ter o cuidado de aplicar no hardware algumas medidas que consigam eliminar todo o calor adicional gerado e que pode comprometer a utilização.

A Sony assim o fez na sua gama Z5, que conseguiu não ter estes problemas nos seus dois smartphones maiores, graças à colocação de extractores de calor e à aplicação de massa térmica directamente no SoC.

 

Mas o elemento menor da família, o Z5 Compact, graças às suas dimensões mais reduzidas, acabou por não ter este tratamento e agora está a ter problemas.

São já vários os casos como os que o vídeo anterior apresenta, em que graças ao calor gerado o Z5 Compact deixa de funcionar correctamente, com vários componentes a não responderem e a levarem ao desligar do aparelho.

Neste caso concreto o problema mostra-se no sensor de toque do ecrã, que deixa de responder de forma correcta e que leva a que o smartphone deixe de poder ser usado.

Este é um problema que compete à Sony resolver, provavelmente através de uma actualização de firmware ou de software.

Caso opte pelas medidas antes usadas por outras marcas, o provável é que o Z5 Compact venha a perder performance, para que assim mantenha os níveis de temperatura num patamar aceitável e que não interfira com o restante hardware.

Até agora o problema parece estar contido dentro do Z5 Compact, mas não seria estranho se o problema se alargasse aos restantes, ainda para mais com o Z5 Premium a ter um ecrã 4K, o que obriga o processador a trabalhar mais e a gerar muito mais calor.

O Snapdragon 810 prometia muito e na verdade é dos melhores SoCs que estão no mercado, mas o seu calcanhar de Aquiles é mesmo a sua incapacidade de manter temperaturas baixas e que não provocam problemas com o restante hardware presente.

Exit mobile version